Livre-trânsito digital

0

O Turismo de Portugal recebe com agrado a noticia sobre a proposta legislativa da Comissão Europeia para a criação de um livre-trânsito digital que comprove a vacinação, testagem ou recuperação da COVID-19, com vista à retoma da livre circulação entre Estados-membros. Este tema foi suscitado na reunião extraordinária de Ministros do Turismo da EU, realizada em Lisboa no passado dia 1 de Março, e reiterada na reunião de Diretores Gerais de Turismo a 8 de Março. A Comissão Europeia reconheceu e manifestou, logo a 1 de Março, a importância deste passo para a retoma da mobilidade, garantindo que um sistema deste tipo nunca poderá ser discriminatório e deverá sempre salvaguardar questões como a privacidade e a proteção de dados.
Para o Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, “esta é uma medida importante para a recuperação de uma das indústrias mais afetadas pela pandemia global. O Turismo de Portugal e os seus congéneres europeus manifestaram recentemente em Lisboa estar preparados e disponíveis para colaborar com a Comissão Europeia para que esta solução venha a ser implementada em tempo recorde no espaço europeu e possa, em breve, ser extensível a mercados não Schengen”.
Após a aprovação pelos vários países membros da União Europeia, o livre-trânsito digital deverá entrar em vigor em junho.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.