Boas notícias para a Laurissilva da Madeira

0

O Diretor Regional do Ambiente e Alterações Climáticas da Madeira declarou que está suspenso o projeto de construção e pavimentação do caminho das Ginjas. O projeto tem sido contestado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e por outras organizações não-governamentais e mereceu duras críticas durante a consulta pública.

Caminho das Ginjas. Foto de Cátia Gouveia /SPEA

É bom ver a força da participação pública, que travou, pelo menos para já, este atentado ao património natural da Madeira”, diz Cátia Gouveia, coordenadora da SPEA Madeira.
O caminho em causa fica entre a localidade das Ginjas (Município de São Vicente) e o Paúl da Serra, e atravessa uma mancha de Laurissilva bem preservada: um património natural único, protegido por leis e convenções internacionais, e classificado como Rede Natura 2000, Património Mundial Natural da UNESCO e Parque Natural da Madeira. Neste local, entre 2013 e 2017, decorreu o projeto de conservação LIFE Fura-bardos, liderado pela SPEA, com o objetivo de recuperar este importante habitat.
Na consulta pública em fevereiro a SPEA, juntamente com 8 outras Organizações Não-Governamentais de Ambiente (ONGAs), deu parecer negativo ao Estudo de Impacte Ambiental do projeto, por apresentar falhas graves na identificação e avaliação dos impactes sobre as espécies e habitats prioritários.
A SPEA continuará agora atenta ao desenrolar desta situação, e a zelar pelo património natural da Madeira e de todos nós.

Caminho das Ginjas. Foto de Cátia Gouveia /SPEA
Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.