Ciclo “12 em Rede” celebra a força e o poder da mulher na Aldeia Histórica de Castelo Mendo

0

No próximo dia 26 de junho, o Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” 2021 vai levar mais vida e animação à Aldeia Histórica de Castelo Mendo. O tema do evento, “D. Mendo, a Donzela Que se Fez Varão”, simboliza a força e o poder da mulher e vai dar o mote para um dia pleno de emoções.

A figura feminina, o poder e a força da mulher vão estar em destaque no próximo dia 26 de junho, na Aldeia Histórica de Castelo Mendo. Partindo do rimance (pequeno canto épico) “A Donzela Que Vai À Guerra”, o Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” 2021 vai promover um dia repleto de diversão, para miúdos e graúdos.
Um dia para celebrar o feminino, mas também a cultura, a gastronomia, as tradições e costumes de Castelo Mendo, com uma programação dedicada a toda a família. Habitantes e visitantes são convidados a participar em jogos, desafios e passatempos para descobrir a História de Castelo Mendo. Para desfrutar da gastronomia do território, haverá um piquenique recheado de produtos típicos da região e um showcooking com o conceituado chef Álvaro Costa. O evento contará ainda com um concerto, “O Tempo Não Parou”, um projeto colaborativo criado em residência artística no território de Castelo Mendo, com direção artística de Hélder Costa, no qual participará a inigualável Maria João. E o dia termina com a performance e gravação de podcast “Entre Braga e Nova Iorque”: “Donzela Que se Fez Varão – O Poder e a Liberdade da Mulher”, nas ruínas da Igreja de Santa Maria do Castelo.
Devido à pandemia, a participação no evento será limitada e sujeita a inscrição prévia – mas a festa poderá ser sentida e vivida em todo o mundo, via streaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.

A inscrição, que é gratuita, mas necessária, pode ser feita para a totalidade do evento ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade. Para se inscrever para o programa do evento na Aldeia Histórica de Castelo Mendo é necessário contactar o Posto de Turismo de Almeida, através do número 217 570 020 ou do email turismo.almeida@cm-almeida.pt, o café Venceslau, em Castelo Mendo, a Junta de Freguesia de Castelo Mendo, pelo número de telefone 912 149 316 ou o email uf.cmamm@gmail.com ou as Aldeias Históricas de Portugal, através do número 275 913 395 ou do email inovacao@aldeiashistoricasdeportugal.com.
Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município de Almeida, Junta de Freguesia de Castelo Mendo, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Programa do evento e limite de participantes
A partir das 10:30
Programação para Famílias
13:00
Pic-nic nas imediações da Aldeia
60 pessoas máximo
16:00
“DOM MENDO, Donzela que se fez Varão” (Visita Guiada/ Percurso Performativo)
30 pessoas máximo
19:30
Showcooking
Degustação com Chef Álvaro Costa
60 pessoas máximo
21:30
Concerto – “Tempo Não Parou” com Maria João
100 pessoas máximo
23:00
“Donzela que se fez Varão” – O poder e a Liberdade da Mulher (Performance e gravação de podcast “entre Braga e Nova Iorque” )
15 pessoas máximo

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.