Espaço interpretativo da Lagoa Pequena: um exemplo de turismo de natureza sustentável e proteção da avifauna

0

A Câmara Municipal de Sesimbra assinou, no passado dia 22 de julho, o protocolo que renova a parceria com Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) para a dinamização de visitas e promoção do Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena (EILP), na Lagoa de Albufeira.

O trabalho conjunto das duas entidades para dinamização do EILP teve início em 2016, com assinatura de um primeiro protocolo, que tem permitido garantir a monitorização e estudo regular da avifauna e ter o espaço aberto ao público cinco dias por semana.

A Lagoa Pequena, enquadrada como Zona de Proteção Especial para as Aves, merece particular atenção pela sua importância ecológica, reconhecido valor paisagístico, mas também por demonstrar que é viável a visita sustentável de espaços ambientalmente sensíveis, com efeitos positivos socioeconómicos ao nível local e em termos de sensibilização das gerações futuras.

Durante a renovação da parceria, a SPEA apresentou um conjunto de dados que revelam que, nos últimos cinco anos, as famílias foram quem mais visitou o EILP, logo seguidos de visitantes que aqui vêm com o objetivo de usufruir das excelentes condições para fotografar e fazer observação de aves, algumas delas espécies ameaçadas a nível europeu, como o camão, a garça branca pequena, o garçote ou a garça vermelha.

Na ocasião o diretor executivo da SPEA, Domingos Leitão, destacou a importância «da estabilidade dada por este protocolo assinado com autarquia», acrescentando que este é um «bom exemplo, a nível nacional, da gestão de um equipamento natural com funções de preservação e de interpretação».

Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra salientou que «a chave do sucesso tem a ver com as pessoas que no terreno fazem acontecer» referindo-se à articulação entre técnicos da autarquia, SPEA e Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (que assegura a manutenção do espaço), que tem permitido ultrapassar burocracias, alcançar objetivos «e ser um sucesso nestes cinco anos».

Lembrou ainda a importância do EILP para o concelho de Sesimbra, não só na preservação ambiental, mas também em termos de Turismo de Natureza sustentável, tendo em conta que «há um público específico que percorre o mundo inteiro para visitar estes espaços de birdwhatching». E, de acordo com a informação apresentada, nos últimos cinco anos 12% dos visitantes da Lagoa Pequena vieram de fora de Portugal.

A presidente da SPEA, Graça Lima, salientou ainda a importância «da boa relação e comunicação entre as três entidades» – CMS, SPEA e ICNF – na gestão deste espaço. Presente na assinatura do protocolo, que decorreu na Lagoa Pequena, esteve também João Paulo Lopes, em representação do ICNF.

Objetivos do protocolo

Envolver os cidadãos na proteção a longo prazo do património natural da Zona de Proteção Especial da Lagoa Pequena
Difundir o conhecimento junto da população local e visitantes sensibilizando para os seus valores naturais e visitação sustentável
Garantir as condições de visitação e interpretação
Educar públicos escolares locais, com o objetivo de formar uma geração de crianças e jovens empenhados na defesa e uso racional dos valores naturais

Divulgar a Lagoa Pequena como local privilegiado na área da grande Lisboa para a prática de birdwaching
Promover as potencialidades do território do concelho de Sesimbra para a prática de birdwaching

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.