No Jardim da Dúvida

0

a dúvida é um extraordinário património humano, partilhado por todos nós
José Tolentino de Mendonça

  1. O jardim como um micro-universo
  2. Um jardim que aponta para a multiplicidade
  3. O jardim como veículo de conhecimento

No Jardim da Dúvida é um projecto de arte contemporânea – de carácter multidisciplinar ecentrado na problematização da noção de ‘lugar’ – cujas intervenções temporárias acontecem no espaço exterior da Ermida de N. Sra. de Guadalupe , entre cruzando o trabalho de artistas de origens e percursos diversos, apresentado pela Associação Cultural “O Corvo e a Raposa”, com
curadoria de Susana de Medeiros e Ana Celorico Machado, em colaboração com alguns dos membros que integram os colectivos 289 (Faro) e The Beekeepers (Castro Marim). A colaboração,além de artistas residentes do Barlavento ao Sotavento, estende-se ainda ao hemisfério sul coma participação de duas artistas chilenas, com sede na cidade de Concepción, ambas tendo desenvolvido projetos com o colectivo Mesa8.
Esta proposta interpela diversas concepções sobre o que é um jardim, qual a nossa relação com a natureza e como a vemos ou apropriamos. Cruzamos, por exemplo, o pensamento da escola peripatética grega, com as ideias de F. Nietzsche, Bruno Latour, Jorge Luis Borges e Tolentino de Mendonça.
A dúvida, nestes jardins, é de facto um caminho que pretendemos fazer ao andar. Um convite aos que não hesitem em despojar-se para duvidar sempre. Lançamos propostas e desafios que poderão envolver sementes, frutos, raízes, canas, troncos, paus, pedras, marcos, cordas, poços, regas, enxadas, em sentido metafórico ou inversamente, criando um almanxar de ideias, conservadas peladialética entendida no seu sentido original como caminho entre ideias.
No Jardim da Dúvida é o programa de Artes Plásticas da IV Edição de “Dias d’As VirgensNegras” 2021, promovida por O Corvo e a Raposa Associação Cultural e inserida no Programa do DiVaM Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve, uma iniciativa da Direção Regional de Cultura do Algarve. Os “Dias d’As Virgens Negras” são um projeto anual, que se define como uma homenagem ao local da Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e ao culto ancestral que nela se estabeleceu, através da música e das artes plásticas. Neste ano de 2021 prosseguimos a nossa reflexão sobre as dúvidas que acercam o mundo contemporâneo.

Peça de Gustavo Martins em execução

Programa
Local: Ermida Nossa Senhora de Guadalupe / Vila do Bispo, Algarve
Sábado, 25 de setembro – Inauguração 16:00
25 de setembro a 15 de outubro
Visita livre à exposição no espaço exterior em redor da Ermida N. Sra. de Guadalupe

Horário de funcionamento do Monumento:
Terça a Domingo: 10:00 – 13:00 e 14:00 – 18:00
A partir de 1 de Outubro: 09:00 – 13:00 e 14:00 – 17:00
Encerrado: Domingo 26 de Setembro e todas as segundas-feiras

Sábado, 16 de outubro – Encerramento
16:30 – Instalação Sonora Carlos Norton
Instalação sonora realizada a partir do Arquivo Sonoro Paisagístico do Algarve emrelação com a paisagem e as peças de No Jardim da Dúvida.

16:30 – Performance Leslie Fernández & Natascha de Cortillas (Chile, Región del BíoBío)
Uma acção / peça performativa participativa activada pela acção do público. ” De Sula Norte – um pedido de Água ” integra, entre outros momentos, uma leitura colectivade Salí a Buscar, da poeta Silvana Ceballos Reys.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.