IV Atlas do Priolo: vamos contar todos os priolos do mundo!

0

Até 15 de abril, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) desafia-o a inscrever-se para ajudar a contar todos os priolos do mundo este verão. A quarta edição do Atas do Priolo será realizada de 27 de junho a 1 de julho, e as inscrições para voluntários já estão abertas. O objetivo da iniciativa é aferir o estado desta espécie ameaçada, que não existe em mais nenhum lugar do mundo para além do nordeste da ilha de São Miguel.

Foto: Pedro Monteiro

A SPEA assegura o alojamento, transporte e alimentação em São Miguel durante o período do Atlas, pelo que os participantes só precisam assegurar a sua deslocação até à Ilha de São Miguel, Açores. A organização oferece ainda apoio a todos os participantes que pretendam prolongar ou antecipar a sua estadia nas Terras do Priolo.

Organizado de 4 em 4 anos pela SPEA, o Atlas do Priolo é um projeto pioneiro que desde 2008 acompanha a evolução da população de priolos, obtendo informação fundamental para a planificação das medidas necessárias para proteger esta espécie.

Numa única manhã, os cerca de 50 voluntários percorrerão toda a área de distribuição desta espécie, na Zona de Proteção Especial Pico da Vara/Ribeira do Guilherme e área envolvente (concelhos do Nordeste e Povoação), para obter um retrato fiel e rigoroso da situação atual do priolo.

Não é necessário ser um especialista para participar, pois os voluntários recebem formação nos três dias anteriores à contagem, com sessões teóricas e práticas sobre o priolo e a avifauna da Região, a flora e habitats, bem como sobre as metodologias do Atlas.

“Nos últimos dois anos tivemos de adiar o Atlas do Priolo devido à pandemia, por isso estamos ainda mais entusiasmados por poder voltar a acolher voluntários que nos ajudam a fazer este ponto de situação da espécie”, diz Azucena de la Cruz da SPEA. “Além dos dados valiosos que recolhemos juntos, o Atlas do Priolo é sempre um momento de festa, partilha de conhecimentos e experiências entre pessoas que têm em comum o gosto pela natureza e a vontade de garantir a proteção desta ave tão especial.”

As inscrições encontram-se abertas até dia 15 de abril em http://www.centropriolo.com/iv-atlas-do-priolo

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.