Mais um ano a contar mantas na estrada

0

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) promove mais um Censo de Mantas nos dias 2 e 3 de abril de 2022. Uma iniciativa que pretende contribuir para avaliar o estado da população desta ave de rapina diurna presente no arquipélago da Madeira.

Fotografia: Eduardo Nóbrega

É já daqui a um mês que decorrerá mais um censo anual de uma das aves mais emblemáticas da região. Hoje, Dia Mundial da Vida Selvagem, a SPEA apela à participação nesta iniciativa de ciência-cidadã. Esta efeméride tem como objetivo comemorar a diversidade de espécies, alertando também para os perigos que ameaçam a fauna e a flora mundial.
O Censo de Mantas, que decorre anualmente no Arquipélago da Madeira (Madeira e Porto Santo) e também nos Açores, permite o acompanhamento da população desta espécie, que é conhecida como milhafre ou queimado nos Açores, como manta na Madeira e águia-d’asa-redonda em Portugal Continental.
A manta (Buteo buteo harterti) é uma subespécie que apenas existe na Madeira, facilmente identificada à distância pelo seu voo característico. Frequentemente plana em círculos a grande altitude, utilizando as correntes ascendentes de ar quente. Pode ser observada um pouco por toda a ilha da Madeira, desde zonas florestais a áreas costeiras, passando por pastagens e até mesmo em zonas urbanas. Alimenta-se maioritariamente de roedores, mas pode consumir também pequenas aves, insetos e minhocas. O envenenamento e a eletrocussão em linhas elétricas são as principais ameaças que afetam esta ave.

Fotografia: Luís Berimbau

O Censo de Mantas realiza-se todos os anos desde 2006 e conta com a participação de dezenas de voluntários. As populações desta espécie têm sido acompanhadas ao longo dos anos, com o esforço de mais de 550 voluntários que há 16 anos percorrem a Madeira e o Porto Santo em busca destas aves”, diz Cátia Gouveia, coordenadora da SPEA Madeira. “O envolvimento de novos voluntários é crucial para cobrirmos uma maior área. Todos são bem-vindos, pois esta ave de rapina é fácil de identificar, por isso não é preciso ter experiência em observação de aves”.
Em 2021, com a ajuda de cerca de 70 voluntários, a população de mantas foi estimada em 337 aves para o Arquipélago da Madeira, tendo-se registado um ligeiro decréscimo desde 2019.
Para participar no censo, basta fazer a sua inscrição através do email madeira@spea.pt e pré-definir a sua rota, que pode ser realizada a pé, de bicicleta ou de carro.
No dia 16 de março, a SPEA promove um webinar gratuito sobre esta e outras iniciativas de ciência cidadã na Madeira e nos Açores. As inscrições abrirão em breve no site da SPEA (www.spea.pt/agenda).

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.