CIM Viseu Dão Lafões desvenda o primeiro troço da Ecopista do Vouga

0

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões promoveu, no final do mês de junho, uma visita de imprensa à empreitada de requalificação da Ecopista do Vouga, uma aposta estratégica para a afirmação deste território como destino privilegiado para os adeptos dos passeios pedestres e de bicicleta na natureza.

Esta visita, que desvendou um primeiro troço, já concluído, no Município de Oliveira de Frades, teve também por objetivo fazer o ponto de situação da empreitada, que coloca esta região no pelotão da frente no produto turístico Walking & Cycling. Recorde-se que a rede de percursos pedestres e cicláveis sinalizados, certificados e homologados, ascende já a cerca de 1.600 km na região abrangida pela CIM. 
A Ecopista do Vouga, com 66 km, é uma via verde de características paisagísticas ímpares e, quando associada à Ecopista do Dão (49 km), aos percursos pedestres, aos Centros de BTT, aos percursos de trail e às Subidas Épicas, afirma-se como mais um passo significativo para a conclusão da estratégia de promoção e valorização do Turismo de Desporto e Natureza na região Viseu Dão Lafões. As duas Ecopistas apresentam-se como as maiores infraestruturas do país com estas características. Unidas irão somar um total de 115 Km únicos em Portugal, vocacionados para a prática de atividades de desporto e lazer.
A empreitada agora visitada tem conclusão prevista para o próximo mês de outubro e é financiada pelo Turismo de Portugal, através do Programa Valorizar, com um investimento total que ultrapassa os 3,3 milhões de euros. A nível técnico, apresenta soluções de caráter inovador, associadas a intervenções, além do espaço do canal, em obras de arte, túneis ferroviários, pontes, estações e apeadeiros de inegável interesse e beleza arquitetónica e paisagística, transformando este espaço numa ecopista distinta e de visita obrigatória a todos os visitantes. 

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.