“Viagem a Portugal Revisited”: Nova plataforma digital para conhecer os itinerários de Saramago

0

Por ocasião das comemorações do centenário de José Saramago, numa parceria entre a Fundação Saramago e o Turismo de Portugal, foi ontem lançada oficialmente, na Biblioteca Palácio Galveias, a plataforma digital dedicada ao projeto “Viagem a Portugal Revisited”.

A partir do livro “Viagem a Portugal” (1981), escrito entre outubro de 1979 e julho de 1980, a convite do Círculo dos Leitores, revisitam-se os locais descritos por Saramago, as paisagens, as comunidades, o património natural e cultural, promovendo Portugal como destino de Turismo Literário. O projeto pretende motivar a leitura ou a releitura dos locais a partir da obra original e proceder a uma atualização e alargamento da viagem “saramaguiana” e dos seus cenários, mediante o confronto das representações originais com o estado atual dos locais em causa, valorizados pela revisitação efetuada por escritores contemporâneos.
José Luis Peixoto, galardoado com o Prémio Literário José Saramago em 2001, foi convidado a revisitar seis destes locais e assumiu o papel de anfitrião de cinco autores internacionais que reinterpretam os roteiros originais: Adriana Lisboa (Brasil), Ondjaki (Angola), Maaza Mengiste (EUA), Laura Restrepo (Espanha) e Leila Slimani (França). Em cada local revisitado, os autores escreveram sobre esse destino, criando textos originais que são complementados com vídeos, fotografias e roteiros atuais em diferentes “paisagens literárias” no território.
A plataforma “Viagem a Portugal Revisited” serve de fio condutor e inspirador a quem desejar percorrer os itinerários descritos por José Saramago: podem descobrir-se os diferentes roteiros de forma interativa e dinâmica, usando mapas 3D com a tecnologia Google Earth. Os doze locais de revisitação identificados são Guimarães/Citânia de Briteiros, Bragança, Vila Real, Guarda/Pinhel/Cidadelhe, Coimbra, Tomar/Constância, Mafra, Setúbal, Évora/Montemor-o-Novo, Beja, Alcoutim e Lagos.
Disponível em três idiomas (português, espanhol e inglês), a plataforma digital será divulgada pelo Turismo de Portugal em mercados estratégicos como Reino Unido, Espanha, Brasil e Estados Unidos da América.
Este é um projeto enquadrado na estratégia que o Turismo de Portugal tem vindo a desenvolver no contexto do Turismo Literário, promovendo experiências inovadoras que possam comunicar o património literário da língua portuguesa, promover as visitas ao longo de todo o ano e em todo o território, através de rotas e paisagens literárias associadas a escritores e obras literárias de referência. Um trabalho que tem sido efetuado em diversos eixos de atuação, seja na qualificação da oferta através do apoio à estruturação de novos projetos, seja no desenvolvimento de campanhas promocionais que inspiram a descoberta do território através dos escritores das suas obras.
Na obra original, Saramago termina dizendo “é preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite… É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos”. Mote que convida à descoberta de Portugal, através do olhar do escritor e que pretende motivar a interação com outros roteiros literários assentes noutras obras de Saramago e em lugares neles mencionados.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.