Festas de Torres Vedras com 17 dias de cultura, desporto e gastronomia

0

As Festas de Torres Vedras prometem celebrar a vinha, o vinho e a tradição do concelho de Torres Vedras entre 27 de outubro e 12 de novembro. Em 2022, o evento regressa com uma nova designação (em vez de Festas da Cidade) e várias novidades, como a realização de dois grandes concertos, o regresso das tasquinhas e de iniciativas como o “São Martinho, Compras e Vinho”.

Este ano as nossas festas voltam com algumas alterações. São as festas que gostaríamos de ter tido nos anos anteriores” afirmou a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, durante a apresentação do evento, esta segunda-feira, na Sala da Destilaria das antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) de Torres Vedras.
O primeiro grande concerto das Festas de Torres Vedras será de Nenny, a 31 de outubro. O concerto de António Zambujo está marcado para 11 de novembro e conta já com os primeiros bilhetes esgotados, sendo apenas possível adquirir ingressos que incluem jantar nas Tasquinhas. O Pavilhão Multiusos da Expotorres acolhe as Tasquinhas a partir de 27 de outubro, com as 13 freguesias a preparar pratos característicos e únicos dos seus territórios.
Na apresentação do evento, Laura Rodrigues destacou a estreia do documentário Vinho, o sangue da terra, que evidencia a importância cultural e identitária da vitivinicultura na região. A celebração da identidade do território completa-se com os concursos que premeiam “O Vinho Tinto e o Vinho Branco de Torres Vedras 2022” e o “Pastel de Feijão de Torres Vedras 2022”, produtos endógenos do Concelho.
A realização da 2.ª Torres Vedras Night Run Urban Trail marca a dimensão desportiva do programa, com a prova noturna a registar 247 inscrições. Esta vertente da programação inclui também a 18.ª edição da Rota das Adegas (que promete levar os atletas à Formigal Wines, em São Pedro da Cadeira), a Moto Tasquinhas e o Torneio de Petanca da Cidade de Torres Vedras.
Este ano, as Festas de Torres Vedras integram, ainda, o programa comemorativo dos 600 anos da morte do beato Frei Gonçalo de Lagos, numa parceria entre as câmaras municipais de Torres Vedras e Lagos.

Ao ritmo do acordeão
“O festival Acordeões do Mundo constitui um dos pilares das Festas de Torres Vedras, dando expressão ao pulsar criativo, artístico e cultural que, simultaneamente, distingue o nosso território e o aproxima de outras geografias” enfatizou a vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Ana Umbelino.
Naquela que é a sua 19.ª edição, o festival irá contar com cinco concertos no Teatro-Cine de Torres Vedras, por onde irão passar Walter Hidalgo (Argentina), Luca Bassanese & La Piccola Orchestra Popolare (Itália), Sharon Shannon (Irlanda), Niamh Ní Charra (Irlanda) e Nuno Carpinteiro (Portugal). “Acreditamos fortemente que o Acordeões do Mundo é o conector por excelência para que este sentimento de identidade esteja presente em cada um de nós” afirmou Ana Umbelino ao apresentar as Merendas do Acordeão, que irão passar por todas as freguesias, num total de 25 atuações em associações e outros espaços públicos e privados.
Entre os destaques destas Festas de Torres Vedras encontra-se a 42.ª edição do Festival das Vindimas. “Um festival que tem grandes tradições e que soube adaptar-se aos novos tempos” referiu o presidente da empresa municipal Promotorres, Rui Penetra. O festival irá assumir um modelo híbrido, que consiste em quatro episódios online e uma final presencial marcada para o dia 12 de novembro, no Pavilhão Multiusos da Expotorres.
A apresentação das Festas de Torres Vedras contemplou a degustação de pratos gastronómicos preparados por várias freguesias e que serão apresentados nas Tasquinhas, num final de tarde que celebrou a tradição ao som da acordeonista Teresa Maurício.
As Festas de Torres Vedras são organizadas pela Câmara Municipal de Torres Vedras. O evento conta com o apoio institucional do Turismo Centro de Portugal e com o apoio da AEG, da Biotrab, da Banix, da Extincêndios, do Hotel Golf Mar e da Vimeiro.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.