Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro D´Arcos completa 22 anos de existência

0

A Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos de Ponte de Lima, considerada como uma das mais significativas áreas naturais do país assinala, no próximo dia 11 de dezembro, o seu 22.º aniversário ao serviço da natureza. Corria o dia 11 de dezembro de 2000 quando foi promulgado o Decreto Regulamentar n.º 19/2000 que classificou a área, a pedido da Câmara Municipal de Ponte de Lima, como Área Protegida de Âmbito Regional.

As Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos são ainda, desde 2005, Zona Húmida de Importância Internacional, ao abrigo da Convenção de Ramsar, constituindo-se como um verdadeiro santuário natural, muito importante para a conservação da biodiversidade a nível regional, nacional e até mesmo internacional.
Com o Projeto ‘Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho’ pretende-se replicar os valores desta área, conferindo ao território concelhio uma maior resiliência no que respeita aos efeitos das alterações climáticas e aos incêndios rurais, apoiando e criando bosques autóctones em todas as juntas de freguesia do concelho.
Para assinalar esta efeméride, o Serviço da Área Protegida da Divisão de Ambiente e Espaços Verdes do Município de Ponte de Lima, promove, no dia 11 de dezembro, “Um Dia Aberto na Quinta de Pentieiros” com entradas e atividades gratuitas: visitas guiadas e batismo a cavalo.
As visitas guiadas realizam-se às 10h00 e às 14h00, para um grupo máximo de 15 pessoas, e pela ordem de chegada à Quinta de Pentieiros. No final das visitas, os participantes serão convidados a realizar um pequeno volteio (batismo) a cavalo.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.