Passeios Luminosos com Miguel Serra (Arqueólogo)

0

Tema: “No outro tempo enterravam-nos em qualquer lado!”
11 de dezembro de 2022, 10h30 (Ponto de encontro: Igreja de Santo Amara / Núcleo Visigótico)

Seguimos os passos da luz de Beja para um novo passeio luminoso, nesta ocasião feita a um lado mais sombrio, mistério insondável, da existência humana: a morte. Guiados por Miguel Serra, arqueólogo que há muitos anos trabalha sobre a história e arqueologia de Beja, passearemos pelos espaços da arqueologia funerária da cidade.
A luminosidade de Beja tem o contraponto nas suas sombras, como neste poema do poeta bejense Mário Beirão: A luz do entardecer banha de Ausência, / Enquanto os ecos dizem: — nunca mais! — / A planície perdida em sonolência / E no vago das sombra funerais…
Porém, a forma como hoje conceptualizamos a sombra, ou a morte, nem sempre terá sido a mesma. Independentemente de como esta é definida, cada cultura tem noções de como a morte deve ocorrer, de como deve ser tratado o corpo depois do último sopro. Neste passeio de sombras, que também podem ser iluminadas, apontando ao recomeço e à celebração da vida, passearemos pelos lugares das antigas necrópoles de Beja. Do período romano á época moderna, escutaremos as histórias dos achados arqueológicos e do estes tem para contar aos vivos sobre a vida e a morte dos antigos.

Conferência complementar
Tema: As necrópoles antigas de Beja: do período romano à época moderna
11 de dezembro de 2022, 15h30, Igreja de Santo Amaro/ Núcleo Visigótico
Organização conjunta com Museu Rainha Dona Leonor

No âmbito deste passeio único ocorrerá no dia 8 de Dezembro, quinta-feira, pelas 15h30, uma conferência que o complementará. Nesta conferência será possível observar e discutir com outros recursos técnicos os achados funerários descobertos em Beja. A conferência estará também a cargo de Miguel Serra.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.