Rota do Românico apresentou novo livro em Castelo de Paiva

0

A nova publicação da Rota do Românico, intitulada “Os arcos memoriais e marmoirais, da Idade Média à atualidade”, foi apresentado em sessão pública no passado dia 26 de novembro, no Centro de Interpretação da Cultura Local, no edifício da Loja de Turismo de Castelo de Paiva.

Memorial da Ermida em Penafiel
Memorial de Alpendorada em Marco de Canaveses
Marmoiral de Sobrado em Castelo de Paiva

Esta obra, desenvolvida no âmbito do Centro de Estudos do Românico e do Território, analisa um tipo de monumentos medievais que apenas subsiste em Portugal, sendo que três dos sete exemplares conhecidos se localizam no atual itinerário da Rota do Românico: o Memorial de Alpendorada, no Marco de Canaveses, o Memorial da Ermida, em Penafiel, e o Marmoiral de Sobrado, em Castelo de Paiva.
O autor da publicação é Joaquim Luís Costa, técnico superior da Rota do Românico. Licenciado em Ciências Históricas, mestre e doutor em Ciência da Informação, conta já com duas outras obras editadas pela Rota do Românico: “Manuel de Faria e Sousa. Cidadão do mundo e das letras ao serviço de Portugal” e “Mafalda e a Luz, uma história românica”.

A edição de “Os arcos memoriais e marmoirais, da Idade Média à atualidade” enquadra-se no projeto EEC PROVERE Turismo para Todos: Valorização, dinamização e promoção turística da região, cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.