Semana ID de 26 de Março a 1 de Abril

0

De bicicleta, a pé ou simplesmente a sentir…a identidade do Sudoeste de Portugal.

A chegada da Primavera celebra-se no Sudoeste de Portugal com a 3ª edição da Semana ID, uma iniciativa da Associação Rota Vicentina que tem como objectivo a afirmação e divulgação da identidade da Costa Alentejana e Vicentina nas suas várias dimensões. Este ano o programa conta com 75 propostas de actividades para “Pensar, visitar e descobrir o Sudoeste”.
A bicicleta, ela própria, símbolo de identidade do território faz parte da paisagem quotidiana da Rota Vicentina. A pensar nos amantes de bicicleta foram criados programas exclusivos para a Semana ID e são vários os alojamentos que conjugam estadia com passeios até à vinha para momentos de prova, ou até às falésias de onde se avistam os ninhos de cegonhas sobre o mar. A Herdade do Touril e a Casa da Seiceira, na Costa Alentejana, são um exemplo. Na Salema, perto de Sagres, a Musette Bike convida a um encontro a pedal junto às praias da costa sul e oeste. A Rota Vicentina disponibiliza ainda passeios guiados e gratuitos, para descobrir de bicicleta as paisagens de Colos, São Luís e Odemira.
Os Trilhos Pedestres foram em 2013, o ponto de partida da Associação Rota Vicentina, os caminhos ancestrais pisados no dia-a-dia por pescadores e camponeses, tornaram-se mundialmente conhecidos e são agora de todos aqueles que os quiserem percorrer. Oportunidades para caminhar não faltam durante a Semana ID, até para quem quiser levar o seu amigo de 4 patas, proposta do Wayra Lodge, em Vila do Bispo. O Figueirinha Ecoturismo propõe um ”Passeio nocturno à Sra. das Neves”, seguido de histórias à fogueira acompanhados de petiscos locais. Caminhar com um olhar artístico e “Pintar na natureza” é o desafio de Eva Herre, “Transhumância” um convite a acompanhar burros no pastoreio livre. E para quem gosta de aprender sobre remédios naturais, “À descoberta das plantas medicinais e aromáticas” é o passeio mais indicado. A Semana ID conta ainda com várias actividades dedicadas ao bem-estar: uma “Caminhada Sensorial” da floresta até ao mar, ou “Caminhada Sufi Meditativa” aliam estas duas dimensões.
Sentir a energia única da Costa Alentejana e Vicentina e simplesmente abrandar o ritmo, pode ser também uma outra forma de celebrar o Sudoeste. “Do Asana à Taça”, meditação e olaria, são um convite ao relaxamento numa antiga escola primária, em Vila Nova de Milfontes. Vila do Bispo é lugar de workshops diários de Tai Chi e Qi Gong. “Abre a tua voz e coração” canto e danças da Paz Universal, prometem também uma tarde vibrante a todos os que se quiserem juntar.

Algumas das actividades requerem inscrição. Consulte o programa completo na Agenda da Rota Vicentina.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.