Nova exposição no Museu de Almada – Casa da Cidade “Cartografia do Horizonte: Do território aos lugares”

0

Inaugurada no dia 20 de abril.

“Cartografia do Horizonte: do Território aos Lugares” é uma exposição pensada para a Casa da Cidade, organizada pela Câmara Municipal de Almada numa parceria com o Exército Português e a ARTCOSTA – Associação dos Amigos de Artilharia de Costa Portuguesa e com a curadoria de Ana Paisano e Frederico Vicente. A exposição valoriza a dimensão poética da paisagem do litoral e dá a conhecer as Batarias da Artilharia de Costa como o último sistema de defesa físico construído em Portugal, sublinhando a forma como se relaciona com o mar e a paisagem costeira.
“Cartografia do Horizonte” é uma viagem aos oito sítios que contam a vasta grafia do Tejo, para esboçar um mapa de investigação que começa na torre e segue até ao posto de observação, com mira no Regimento de Artilharia de Costa. Do Território aos Lugares divide-se em duas escalas de aproximação, sublinhando os sítios secretos e esquecidos do “Plano Barron”, a memória dos arquivos e acervos militares e a contemporaneidade que espreita o expectante futuro destes lugares. Um ensaio visual pelo artista Tiago Casanova orienta o roteiro, captando o estado de ocupação de muitas destas batarias. A artista Léna Lewis-King, através de vídeo, introduz o tempo destes lugares.
Paralelo à exposição foi desenhado o programa público que conta com uma oficina de experimentação destinada a crianças e jovens, visitas guiadas à exposição e às batarias no arco ribeirinho norte e sul e conversas em torno do tema com especialistas de diferentes áreas.
Cartografia do Horizonte: do Território aos Lugares é um mapa de mapas, para desdobrar, e se demorar o olhar e esquecer que se demora no olhar nas possíveis leituras dos diferentes horizontes.

Programação
Visitas guiadas à exposição, pelos curadores Ana Paisano e Frederico Vicente
18 maio – 18h
16 setembro – 15h30
23 setembro – 15h

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.