Mais do que um evento, o Walking Festival Ameixial celebrou dez anos celebrados com mais de mil participações

0

A 10ª edição do Walking Festival Ameixial (WFA) foi um sucesso. Mais de 450 pessoas passaram pelo evento, acumulando mais de 1 100 participações nas diversas actividades programadas, deixando um rasto de bom convívio, alegria e apoio à economia local.
O festival teve novidades em 2023, nomeadamente uma área de campismo Glamping que superou as expectativas, tanto da organização como dos utilizadores, novas caminhadas – como a dos Tesouros Botânicos de Ameixial ou À Volta do Vascão –, uma nova parceria com espaço de restauração, designadamente o “Bar A Fonte”, na Seiceira, uma exposição fotográfica de rua, ou ainda novos temas nas palestras e workshops. Atraiu uma maior participação internacional, com a vinda de um grupo de dezenas de caminhantes do Luxemburgo pelo International Federation of Popular Sports (IVV), e participações individuais de Holanda, USA, Espanha ou França.
Contou ainda com uma colaboração especial com o ICNF no acolhimento do último evento inserido no programa nacional Missão Natureza 22, em torno do Objectivo 7 – Inovação do investimento em Biodiversidade, durante o qual se realizou sessão de trabalho participativo em torno de novos modelos de financiamento em projectos de conservação da biodiversidade.
Nesta edição iniciou-se também a recuperação do palheiro de Corte D’Ouro, processo ainda em curso, que culminará em breve com a instalação de uma nova cobertura de centeio naquele que é um dos elementos patrimoniais construído mais interessantes deste território e projectou-se a instalação de um novo banco em taipa no percurso pedestre de Azinhal dos Mouros, em Vermelhos.
O evento gerou um impacto local directo acima dos 6.500,00€, resultante do consumo local de refeições e alojamento, o que revela um crescimento relevante face aos anos anteriores. Mas os efeitos deste evento não se reflectem apenas nos dias em que ocorrem. No fim-de-semana seguinte, meia centena de professores de várias escolas do Algarve, juntaram-se para uma caminhada em Ameixial e para um almoço serrano naquela localidade. Aliás, este é um dos aspectos relevantes do Walking Festival Ameixial: o de divulgar os valores naturais e culturais da Serra, e assim estimular futuras visitas aquele território noutros períodos do ano.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.