Festival da Terra Transmontana

0

O Festival da Terra Transmontana (FTT) está consolidado como um dos grandes eventos culturais da região transfronteiriça do nordeste transmontano.
Entre os dias 21 e 23 de julho a zona histórica de Mogadouro, coroada pelo castelo templário da vila, vai acomodar toda a máquina humana, artística e cultural que vai dar vida a este Festival, dedicado à preservação e à revitalização das tradições transmontanas.

O tema escolhido para este ano “Migrações e Tradições”, pretende homenagear os muitos milhares de mogadourenses que ao longo dos tempos abandonaram o concelho para se radicar em outras geografias, na prossecução de uma vida melhor. Por outro lado, na atualidade tem-se verificado uma afluência cada vez maior de imigrantes a Mogadouro. São já centenas as pessoas de outras nacionalidades que elegeram Mogadouro como destino para a realização dos seus projetos profissionais e familiares, tendo estabelecido aqui a sua residência. Neste momento Mogadouro conta com comunidades de imigrantes oriundos da Índia, Paquistão, Alemanha, Ucrânia e Brasil, entre outros países. Esta edição do Festival servirá também para acolher estas comunidades, no espírito da união na diversidade e tolerância que deve existir entre todos os povos.
O FTT tem uma forte componente lúdica, com vários espaços e espetáculos dedicados às crianças, para que estas conheçam algumas particularidades da nossa cultura. A música é de timbre folk e de expressão tradicional, com a atuação de grupos de pauliteiros, caretos, gaiteiros e muitas animações e figurantes.
O FTT também é uma oportunidade para dar a conhecer a gastronomia regional, que estará presente nas várias tasquinhas especialmente abertas para o evento, dispersas pelo espaço do Festival, permitindo assim que todos tenham acesso às iguarias transmontanas.
O artesanato e os produtos típicos da região também são protagonistas do certame, ocupando dezenas de expositores que o Município disponibilizou para o efeito.
O Município entende o Festival da Terra Transmontana como uma oportunidade em várias vertentes: cultura, património, gastronomia, artesanato, turismo e comércio, e pretende continuar a investir neste evento, conferindo-lhe um cariz cada vez mais agregador e dinâmico.
A sessão de inauguração, marcada para as 18H00 de 21 de julho, contará com a presença dos Municípios vizinhos e dos principais agentes regionais de gestão do território. Este ano o Presidente da Câmara Municipal pretende alargar as parcerias institucionais às autarquias espanholas mais próximas do nosso território, abrindo portas a um novo ciclo de cooperação transfronteiriça.
O Município de Mogadouro tem em desenvolvimento uma estratégia de dinamização global do território, denominada “Mogadouro em Movimento”, que concretiza através de ações e dos eventos que inclui na sua programação.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.