Festival do Cabrito Estonado e do Vinho Callum promove gastronomia única de Oleiros

0

O melhor da gastronomia de Oleiros vai estar à mesa no Festival do Cabrito Estonado e do Vinho Callum que se realiza de 22 a 24 de março no Pavilhão Multiusos das Devesas Altas e em 6 restaurantes aderentes do concelho. Oleiros volta assim a ser o palco deste certame que alia o melhor da gastronomia local ao saber-fazer dos artesãos e produtores regionais, animando um território que surpreende quem o visita.

O Festival atrai a Oleiros “clientes habituais”, gentes da terra e curiosos que nunca provaram o afamado Cabrito Estonado, bem como os fervorosos adeptos desta iguaria. Além dos seis restaurantes aderentes, onde se aconselha a reserva da refeição, no Pavilhão Multiusos vão concentrar-se 14 expositores de venda de produtos locais, artesanato e uma tasquinha com propostas de degustação inovadoras à base de Cabrito Estonado. O Vinho Callum acompanha esta jornada, sendo servido bem fresco, no mesmo espaço.
O programa é rico em música, tradições, saberes e sabores. No primeiro dia, pelas 18 horas, terá lugar a “Conversa à tona do Vinho” e no domingo, pela manhã, o passeio pedestre “Casta Caprina” promete fazer as delícias dos mais desportistas. O público mais jovem é convidado a participar neste dia na “Caça ao Ovo da Páscoa”.
Recorde-se que este é um evento que privilegia o património caprino e vitivinícola do concelho, dando destaque às especialidades tradicionais exclusivas de Oleiros, consumidas desde tempos ancestrais nos dias de festa. Trata-se de um original cabrito assado em forno de lenha com a pele, o qual é “estonado” (remove-se o pêlo que está à “tona”) e não “esfolado” e de um vinho histórico, proveniente de uma casta autóctone de Oleiros que resistiu à filoxera, sendo um vinho branco, muito ligeiro e de baixo teor alcoólico, assemelhando-se ao vinho verde, com notas cítricas e florais, acidez equilibrada e persistente. Por ser conseguido através do processo de vinificação tradicional, remete-nos para uma viagem no tempo até à época medieval, numa altura em que os vinhos, ao contrário de hoje, não levavam qualquer tipo de tratamento.
Já o Cabrito Estonado, esta emblemática iguaria obedece a rigorosas técnicas de confeção para manter a sua especificidade e garantir os elevados patamares de qualidade que a caracterizam. Deste modo, os restaurantes aderentes à iniciativa sugerem que o público interessado em visitar Oleiros faça a sua reserva previamente,

de forma a otimizar o serviço e acima de tudo, potenciar uma degustação adequada de um cabrito assado a sair do forno, com a pele estaladiça e a carne bastante suculenta. Costuma dizer-se que o cabrito não espera pelos comensais, estes é que devem esperar por ele. Se estiver interessado em provar a especialidade Oleirense, aconselha-se que contacte previamente os restaurantes aderentes: Adega dos Apalaches (934028365), Alto da Vila (272 073 569), Callum (272 680 010), Ideal (272 682 350), Línguas de Perguntador (272 688 106) e Pérola do Orvalho (933 375 943).

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.