Monumentos de Sintra lançam visitas guiadas diárias

0

A pensar nos que querem conhecer a fundo os parques e monumentos que gere, como os Palácios Nacionais da Pena, de Queluz e de Sintra, a Parques de Sintra lançou uma nova oferta de visitas guiadas diárias, em horários fixos. Os visitantes, poderão, assim, optar por uma experiência de visita mais completa, que conta com o acompanhamento especializado de um guia preparado para revelar todos os detalhes da História, da arquitetura, das coleções e das vivências dos espaços.

Os bilhetes para os horários pré-definidos em cada monumento já estão à venda no site da Parques de Sintra, o que constitui, também, uma novidade. As visitas guiadas ao património administrado pela empresa não tinham horários fixos e só se faziam por marcação via e-mail ou telefone. Agora, não só passam a ter horários diários, como podem ser compradas antecipadamente online, o que agiliza todo o processo de planeamento por parte dos visitantes.

Para além dos Palácios já referidos, é possível adquirir visitas guiadas, nos idiomas português e inglês, para o Parque e Palácio de Monserrate, o Chalet da Condessa d’Edla, o Castelo dos Mouros, o Pavilhão D. Maria I (ala do Palácio Nacional de Queluz que foi residência dos Chefes de Estado em visita a Portugal) e o Convento dos Capuchos, local onde a oferta apenas está disponível aos sábados.

Os preços apresentados incluem a entrada nos monumentos e, regra geral, representam um acréscimo de 5€ quando comparados com o valor da visita sem guia. A única exceção é o Palácio Nacional da Pena, cujo montante reflete a inclusão de serviços especiais, como o acompanhamento de guia desde o portão principal do Parque da Pena e o acesso fast track ao Palácio, uma entrada exclusiva e sem filas.

Foto: PSML_José Marques Silva

O Palácio Nacional da Pena possibilita uma viagem no tempo que se estende da época medieval até ao início do século XX. Exploram-se os vários recantos e vivências desta residência real oitocentista do Romantismo, construída por D. Fernando II, a partir do edifício de um antigo mosteiro quinhentista.

Nesta visita guiada, os participantes são recebidos no portão principal do Parque da Pena e convidados a subir até ao Palácio, onde irão descobrir os surpreendentes elementos decorativos do edifício, explorar os espaços interiores, as vivências quotidianas e as ecléticas coleções das últimas gerações da família real portuguesa.

Foto: PSML_José Marques Silva

Localizado no centro histórico da vila de Sintra, cuja paisagem é fortemente marcada pela silhueta inconfundível das suas chaminés monumentais, o Palácio Nacional de Sintra foi habitado ao longo de quase oito séculos por monarcas portugueses e pela corte, sendo constituído por vários paços diferentes, que terão progressivamente substituído o edifício anterior que remontará possivelmente aos séculos IX ou X.

A visita guiada convida os participantes a fazerem uma viagem que atravessa mil anos de história, para conhecer as diferentes épocas, vivências e fases de construção. O Palácio alberga ainda a maior coleção europeia de azulejos hispano-mouriscos in situ.

Foto: PSML_José Marques Silva

Edificado no século XVIII, em fases distintas, por ordem de D. Pedro III, marido da rainha D. Maria I, os Jardins e o Palácio Nacional de Queluz testemunharam vários acontecimentos importantes da história setecentista e oitocentista de Portugal, como as invasões francesas e a guerra civil. A arquitetura e os detalhes decorativos refletem um gosto artístico em que se destacam os estilos rococó, barroco e neoclássico, que se estende aos jardins, em torno dos quais o palácio se desenvolve.

Do interior do palácio aos jardins, a visita guiada dá, assim, a conhecer aos participantes o ambiente das festas e das celebrações, bem como a vida quotidiana de três gerações da Família Real.

Na visita guiada ao Pavilhão D. Maria I, no Palácio Nacional de Queluz, é possível descobrir uma história de 60 anos, contada a partir de um dos palcos da diplomacia e da política externa nacionais, testemunho de episódios marcantes da história de Portugal, da Europa e do Mundo.

Percorrendo os ambientes privados onde ficaram alojados, entre 1940 e 2004, convidados ilustres da República Portuguesa, no Pavilhão D. Maria I evocam-se personalidades como a Rainha Isabel II do Reino Unido; o Generalíssimo Franco de Espanha; O Presidente do Brasil José Sarney; o Rei Juan Carlos de Espanha; os Imperadores do Japão, entre tantos outros, que marcaram a história do século XX.

Foto: PSML_José Marques Silva

Idealizado, no século XIX, pelo milionário e colecionador inglês Francis Cook, o conjunto do Parque e Palácio de Monserrate encerra influências muito diversas, que vão desde o cenário romântico e exótico que caracteriza o parque, até aos revivalismos da arquitetura gótica, indiana e mourisca representados no palácio.

Na visita guiada, entre o parque e o palácio, os participantes serão convidados a explorar a riqueza histórica, artística e natural de Monserrate, bem como as vivências dos seus habitantes.

Foto: PSML_José Marques Silva

A visita guiada ao Convento do Capuchos revela a vida desta casa religiosa e a relação que os frades tinham com a natureza. O Convento de Santa Cruz da Serra de Sintra, que ficou conhecido pelo extremo da sua pobreza de construção, materializa o ideal de fraternidade e irmandade universal dos frades franciscanos que o habitaram, desde o século XVI até finais do século XVIII, altura em que terá sido abandonado em função da extinção das ordens religiosas que o regime liberal determinaria.

Situado num local cuja ocupação remonta à Pré-História, o Castelo dos Mouros foi fundado no século X, tendo sido objeto, ao longo do tempo, de várias alterações, que resultaram na fortificação que aí se encontra atualmente.

Na visita guiada, os participantes são conduzidos por um percurso histórico e arqueológico através do tempo, onde se abordam os períodos mais marcantes do monumento, tais como a época medieval e a reconstrução de cariz romântico promovida por D. Fernando II, no século XIX. Sobranceira à vila de Sintra, a vista do Castelo dos Mouros permite ainda a exploração de vários elementos da paisagem envolvente.

Foto: PSML_José Marques Silva

Na visita guiada ao Chalet e Jardim da Condessa d’Edla, abordam-se as histórias e as vivências deste recanto do Parque da Pena, idealizado por D. Fernando II e pela sua segunda mulher, Elise Hensler, a Condessa d’Edla. De sala em sala, entre a arquitetura e as coleções expostas, conta-se a história da construção − e da reconstrução − deste Chalet de estilo alpino, abordando-se também o quotidiano dos seus criadores.

Neste local de grande valor histórico e paisagístico, destacam-se os principais elementos do jardim envolvente. Com os seus surpreendentes recantos e miradouros, permite explorar temas como a geologia da serra de Sintra, a botânica e o processo de requalificação do Jardim.

Mais informações, preços, horários e venda de bilhetes: https://www.parquesdesintra.pt/pt/planear-a-visita/visitas-guiadas/

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.