Poda verde convida a visitas na Quinta da Fonte Souto

0

Poda das vinhas, passeios de bicicleta e provas de vinhos são algumas das atividades que estão a chegar à quinta da família Symington

A partir 15 de abril, a Quinta da Fonte Souto abre portas aos visitantes e à primavera, para mais uma temporada de atividades. Até outubro, o Centro de Visitas dá a conhecer o espaço, que conta com mais de 207 hectares, e os vinhos que ali são produzidos pela família Symington, desde 2017. Com “um outro vagar”, a propriedade localiza-se na serra de São Mamede, em Portalegre, e será, uma vez mais, palco para novas experiências, repletas dos sons, sabores e a envolvência das paisagens da região.

Opções para passear e para pôr “mãos à obra”
Através das visitas à Fonte Souto, é possível descobrir não apenas a propriedade como a história por detrás dos vinhos nela produzidos, passando ainda pela adega e pela antiga cozinha da quinta. Os passeios na vinha e os passeios de bicicleta são uma opção para quem desejar um maior contacto com a natureza, aproveitando tudo o que a serra de São Mamede tem para oferecer. Os diversos percursos disponíveis apresentam diferentes níveis de dificuldade e variam no tempo necessário para os realizar, permitindo que o visitante escolha o que é mais adaptado às suas preferências.

Para aqueles que quiserem pôr “mãos à obra” e experienciar em primeira-mão uma parte essencial da produção de vinho, a Quinta da Fonte Souto oferece a possibilidade de participar na poda das vinhas. A atividade de poda verde representa uma oportunidade única de “ajudar” na manutenção das vinhas, assim como ficar a conhecer o processo de poda e as castas presentes na propriedade. A atividade está disponível consoante o progresso dos trabalhos no momento da visita.

Piqueniques, petiscos e uma prova de vinhos para finalizar
O Centro de Visitas proporciona uma experiência completa, que culmina na sala de provas com a possibilidade de degustar os vinhos Florão Tinto, Florão Branco e Quinta da Fonte Souto Tinto, incluídos na Prova Clássica (22 euros). Está também ao dispor a Prova Premium, que além dos três vinhos apresentados na Prova Clássica, integra mais duas referências: Quinta da Fonte Souto Branco e Vinha de Souto Tinto. Os vinhos produzidos no local podem ainda ser desfrutados a copo, incluindo opções como o Quinta da Fonte Souto Rosé (7 euros) e o Quinta da Fonte Souto Alicante Bouschet (9 euros).

Como complementos aos vinhos, sugere-se um petisco leve, como azeite e pão, queijo de ovelha curado, prato de enchidos, azeitonas, ou ainda amêndoas torradas. Se a fome “apertar”, um piquenique ao ar livre, pensado para duas pessoas, é a recomendação da Quinta da Fonte Souto. Composto de iguarias regionais, o cesto (40 euros) inclui pão rústico, chutney de cogumelos e coentros, queijo curado alentejano, mix de enchidos, azeitonas, broas de bolota e fruta da época, não podendo faltar uma garrafa de Florão Branco. Existe ainda a opção de menu infantil, com um custo de 15 euros, pensado especialmente para os mais novos.

A Quinta da Fonte Souto está aberta até 15 de outubro, podendo ser visitada todos os dias, das 10h00 às 19h00. A reserva prévia das atividades e visitas é aconselhada e pode ser feita através de contacto telefónico (910 104 292) ou por e-mail (reservas@fontesouto.com). Sublinhe-se que as reservas para os piqueniques deverão ser feitas com 48 horas de antecedência. Mais informações podem ser consultadas através do site www.fontesouto.com.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.