Município de Peniche dinamiza atividades nas Jornadas Europeias do Património 2017

0

O Município de Peniche associa-se ao Programa nacional das Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas ao tema “Património e Natureza. Pessoas Lugares e Histórias”, que se assinalam no último fim de semana de setembro.

Visitas guiadas ao Museu Municipal / Fortaleza de Peniche e ao Museu da Renda de Bilros de Peniche.
23 de setembro, às 11h00, e 24 de setembro, às 16h00.
Entrada gratuita aos participantes na visita, mediante pré-inscrição obrigatória através do contacto 262 780 116.

Rota das Igrejas do Concelho de Peniche – Itinerário pelo Património Religioso.
Entrada livre.
Mais informações e horários de abertura dos 11 templos que integram a Rota disponíveis na página do Município de Peniche em http://www.cm-peniche.pt/RotaIgrejas_concelhopeniche .

Museu da Renda de Bilros de Peniche recebe Exposição – RENDAS NA MODA 2017

Está patente ao público até final de 2017 a Exposição “Rendas na Moda”, no Museu da Renda de Bilros de Peniche.
Esta mostra apresenta uma seleção de criações de moda com aplicação de Renda de Bilros de Peniche, concebidas por formandos do MODATEX – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, do Vestuário, Confeção e Lanifícios, com rendas executadas por rendilheiras da Escola Municipal de Renda de Bilros de Peniche.
O projeto “Rendas na Moda” decorre das sinergias iniciadas em 2010 entre a Câmara Municipal de Peniche e o MODATEX, visando a concretização de criações de moda e acessórios com aplicação da Renda de Bilros de Peniche por parte dos formandos daquela entidade e tem contribuído para a promoção e divulgação, a nível nacional e internacional, deste tipo de artesanato.
Desta parceria resultaram, já, cerca de 130 exemplares exclusivos com integração da Renda de Peniche, estando os mais recentes, da última Mostra, agora expostos ao público neste espaço museológico.
Anualmente, no final de julho, estas criações são apresentadas no Desfile de Moda homónimo, integrado na Mostra Internacional de Renda de Bilros de Peniche, que permite divulgar e valorizar estes trabalhos, através dos quais novas e originais aplicações projetam a centenária arte de rendilhar os bilros.

Arte, Design e Identidade local 
Também no Museu da Renda de Bilros é possível apreciar um conjunto de propostas de intervenção de Arte Pública e Design de Equipamento Urbano para a cidade de Peniche, concebidas pelos alunos do 3º ano do curso de Design de Produto – Cerâmica e Vidro, da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha – Instituto Politécnico de Leiria, realizado em parceria com a Câmara Municipal de Peniche.
Esta exposição propõe que se perspetive projetos de intervenção no espaço público que tenham em conta os atributos funcionais e estéticos das propostas para a requalificação urbana dos espaços intervencionados, o aumento de procura da cidade como destino turístico e cultural e, em particular, a divulgação, valorização e preservação do seu património natural e cultural, nomeadamente, as suas artes tradicionais – as Rendas de Bilros.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta