Passear nas Lagoas de Bertiandos e S.Pedro d’Arcos

0

O sentir da natureza

As Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos são locais de visita obrigatória para todos aqueles que gostam do contacto com a Natureza.Texto: Vasco de Melo Gonçalves e C.M.P.L. Fotografia: V.M.G.

Ainda com as imagens do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima na cabeça decidimos fazer uma abordagem a pé às Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos, uma área protegida com uma grande biodiversidade. Estamos num lugar de eleição que convida ao passeio e, a própria direcção da área protegida sinalizou diversos percursos e rotas para podermos usufruir deste espaço de uma forma segura e em perfeita harmonia com a natureza.

Os percursos e rotas foram concebidos para que todas as pessoas tenham a possibilidade de os efectuar sem grande esforço físico. Desta forma podemo-nos concentrar na paisagem, na flora e na fauna. Outro aspecto interessante dos percursos e rotas é o da interligação entre a natureza e as povoações circundantes que permita, a quem passeia, ter um contacto com a realidade arquitectónica das povoações situadas junto à Área Protegida.

Ao nível do equipamento é importante estar bem calçado e com uma roupa adequada à estação do ano em que é efectuado o passeio. Os percursos na área protegida são muito abrigados do sol mas, mesmo assim, não nos devemos esquecer de levar uma garrafa de água, algo para comer, uns bons binóculos e uma máquina fotográfica.

Área Protegida

O valor ambiental da Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos, reconhecido nacional e internacionalmente, foi o ponto de partida para toda uma dinâmica de investimento da qual resultaram inúmeras infra-estruturas e serviços.

Neste espaço é possível destacar a existência de um interessante mosaico de habitats, desde zonas húmidas a não húmidas, bosquetes florestais de vegetação natural, pastagens e áreas agrícolas, desenvolvendo-se ao longo de um sistema lacustre permanente, irrigado por canais naturais e atravessado pelo rio Estorãos, exibindo apreciável diversidade e originalidade paisagísticas.

A conjugação de uma associação de folhosas em terrenos alagadiços, onde se destacam os amieiros, carvalhos, salgueiros e vidoeiros, confere ao local potencialidades particulares em termos de habitat de alimentação e refúgio para várias espécies de fauna. Ainda em termos de flora e vegetação, a zona apresenta um interesse elevado, que se traduz no registo perto de 80 espécies vegetais consideradas raras ou em vias de extinção local.

Fauna

A fauna de vertebrados da Área Protegida apresenta uma riqueza e diversidade assinaláveis, tendo já sido registadas 9 espécies de peixes dulciaquícolas ou migradores, 13 espécies de anfíbios, 11 espécies de répteis, 41 espécies de mamíferos e 144 espécies de aves. Deste conjunto de espécies, 25 correspondem a espécies com uma elevada prioridade de conservação, sendo que na sua maioria estas estão associadas às zonas húmidas da Área Protegida.

Flora

Foram já contabilizadas 508 espécies vegetais, tendo sido identificada a presença de alguns endemismos ibéricos, espécies raras e espécies ameaçadas. Este conjunto de factores, e uma vez que se trata de uma área de pequena dimensão geográfica, confere um grande valor florístico a este local.

Rede de percursos pedestres e rotas histórico-culturais

Estas infra-estruturas, devidamente sinalizadas e dotadas de postos de observação com uma extensão aproximada de 45km, cumprem a dupla função de permitir ao visitante o contacto directo com os valores patrimoniais, presentes na A.P. e nas freguesias vizinhas, e de sensibilizar para a premente necessidade da conservação dos mesmos.

Informações úteis

Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos

Centro de Interpretação Ambiental / 4990 – 530 Arcos – Ponte de Lima

Tel. +351 258 733 553

www.lagoas.cm-pontedelima.pt

lagoas@cm-pontedelima.pt

N.º de Emergência

S.O.S. Lagoas: 963 520 002

Onde ficar

Quinta de Pentieiros

Parque de Campismo / 4990-530 Arcos – Ponte de Lima

Tel. +351 258 738 004

Rede de percursos pedestres:

Rota do Solar

Distância aproximada: 4,8 km; Duração aproximada: 2h15 min; Tipo de percurso: circular de pequena rota; Grau de dificuldade: baixo; Partida/chegada: Centro de Interpretação Ambiental.

Rota do Cruzeiro

Distância aproximada: 7,2 km; Duração aproximada: 3h45 min; Tipo de percurso: circular de pequena rota; Grau de dificuldade: baixo; Partida/chegada: Centro de Interpretação Ambiental.

Rota da Azenha

Distância aproximada: 5,5 km; Duração aproximada: 2h45 min; Tipo de percurso: circular de pequena rota; Grau de dificuldade: baixo; Partida/chegada: Quinta de Pentieiros.

Percurso da Lagoa

Distância aproximada: 1,6 km; Duração aproxi

mada: 45min; Tipo de percurso: circular de pequena rota; Grau de dificuldade: baixo; Partida/chegada: Centro de Interpretação Ambiental.

Percurso das Tapadas

Distância aproximada: 3 km; Duração aproximada: 1h30min; Tipo de percurso: circular de pequena rota; Grau de dificuldade: baixo; Partida/chegada: junto ao campo de futebol de Bertiandos.

Percurso do Rio

Distância aproximada: 2.5 km; Duração aproximada: 1h15 min; Tipo de percurso: circular de pequena rota; Grau de dificuldade: baixo; Partida/chegada: Centro de Interpretação Ambiental.

Percurso da Veiga

Distância aproximada: 6 km; Duração aproximada: 3h; Tipo de percurso: circular de pequena rota; Grau de dificuldade: baixo; Partida/chegada: Centro de Interpretação Ambiental.

Percurso da Água

Distância aproximada: 12,5 km; Duração aproximada: 6h; Tipo de percurso: circular de pequena rota; Grau de dificuldade: média; Partida/chegada: Centro de Interpretação Ambiental.

Caminho do Rio Lima

Distância aproximada: 4,2 km; Duração aproximada: 2h; Tipo de percurso: aberto de pequena rota; Grau de dificuldade: baixo; Partida/chegada: Souto de Bertiandos / Parque do Arnado ou vice-versa.

Publicado na revista Tudo Sobre Jardins nº13

[mappress]
Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta