12 Fevereiro – Grande Dornes

0

Local: Ferreira do Zêzere e Vila de Rei

Tipo de evento: actividade, regular

Organizado por: Paulo Lisboa

Dornes forma uma península banhada pela Albufeira de Castelo do Bode e teve origem numa igreja mandada construir pela rainha Santa Isabel, num penhasco onde existe uma torre templária.

A torre templária de Dornes é sem dúvida alguma o cartão de visita desta terra e surpreende pela invulgaridade da forma. As suas cinco faces tornam-na um exemplar raríssimo da arquitectura militar dos tempos da Reconquista. Edificada por Gualdim Pais para defesa da linha do Tejo, foi construída sobre a base de antiga torre romana, garante da segurança para a exploração do ouro que aquele povo fazia no Zêzere. No interior da torre encontram-se, intactas, várias estelas funerárias templárias, lembrando eras em que estes cavaleiros defendiam o território das investidas muçulmanas e procuravam sepulcro junto das casas de Deus. Com tempos mais pacíficos e perdida a função guerreira, a torre ficou sineira no século XVI, função que ainda hoje conserva.

Na Primavera de 2006 tiveram lugar em DORNES as filmagens do file Dot.Com do realizador Luís Galvão Teles. Depois de quase três meses de muita “acção”, as filmagens terminaram com uma festa em frente à Torre Templária.

A pouco mais de 20 km de distância encontra-se o Centro Geodésico de Portugal, na serra da Milriça, em Vila de Rei. Saindo de Vila de Rei em direcção à Sertã, 1800 m depois encontrará devidamente assinalado o desvio para o Picoto da Milriça. 900 m a seguir e encontrar-se-á no Centro Geodésico de Portugal, o que significa estar no centro de Portugal. Com uma altitude de 600 m, este local permite uma visão de 360º sobre um horizonte vastíssimo em que se destaca a Serra da Lousã e, com tempo limpo, a Serra da Estrela – esta quase a 100 km.

Água Formosa é uma pequena aldeia do Concelho de Vila de Rei, caracterizada por um núcleo de casas de xisto separadas por ruas estreitas, e está situada num vale junto às margens da ribeira da Galega. Vale a pena descobri-la e admirar o seu encanto paisagístico em que o casario de xisto marca a sua original presença.

Sábado 12.2.2011

Percurso Circular Grande Dornes

Extensão 20 Km

Dificuldade Média

Ponto de encontro no largo da igreja de Dornes às 9:30h

Coordenadas – 39°46’17.68″N, 8°16’9.77″W

Início da actividade às 10:00h prevendo-se o seu final pelas 16.00h.

Percurso florestal em caminhos de terra e estradão, com algumas subidas e descidas, mas sem requisitos técnicos especiais.

Devem levar farnel para almoço e o necessário abastecimento de água.

Jantar a realizar em restaurante local a designar, na zona de Ferreira do Zêzere.

Contactos:

Paulo Lisboa

polissipo@gmail.com

939 317 092

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta