Lançamento da “Rota Vicentina”

0

Grande Rota Pedestre ao longo da Costa Alentejana e Vicentina com cerca de 300 km.

Arrancou a 1.03.2011 o projecto Rota Vicentina, promovido pela Associação Casas Brancas em

parceria com a Associação Almargem, que consiste numa grande rota de percursos pedestres, a implementar entre Santiago do Cacém e Sagres. São cerca de 300 kms, repartidos por dois trajectos que se complementam: o traçado histórico, que recria o antigo caminho e que atravessa as principais localidades, e o caminho dos pescadores, junto ao litoral e percorrendo todo o Parque Natural do Sw Alentejano e Costa Vicentina.

Numa aposta unânime entre agentes públicos e privados da Costa Alentejana e Vicentina, o projecto pretende afirmar esta região como um destino europeu de Turismo de Natureza, oferecendo uma infra-estrutura transversal que promete viabilizar o usufruto de um dos mais belos trechos pedestres do país e da Europa. A homologação internacional permitirá integrar a GR11, que liga Sagres a S. Petersburgo, percorrendo toda a Europa e integrando os Caminhos de Santiago.

Para além da sinalização do percurso, o projecto prevê uma forte campanha de sensibilização das populações locais para a importância de um projecto estruturante como este para um desenvolvimento mais sustentável, e também para incentivar a criação de projectos complementares e de suporte.

A Rota Vicentina deverá ser inaugurada no final de 2011, seguindo-se uma estratégia de promoção internacional dirigida a operadores e imprensa especializada em turismo de natureza.

Para além da associação de turismo Casas Brancas, que coordena o projecto, a parceria conta

também com a Associação Almargem, que assumirá a implementação do projecto a sul de Odeceixe, e também os Municípios de Santiago do Cacém, Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo, o ICNB, o Polis do Alentejo Litoral, as Entidades Regionais de Turismo do Alentejo e do Alentejo Litoral, entre outras entidades.

Trata-se de uma iniciativa QREN, apoiada no Alentejo no âmbito do INALENTEJO, cujo investimento ascendeu a cerca de 400 mil euros, com co-financiamento FEDER de cerca de 244 mil euros, e no Algarve no âmbito do PO ALGARVE 21, com um investimento de cerca de 140 mil euros e co-financiamento FEDER de cerca de 90 mil euros.

No dia 22 de Abril será feira a apresentação pública do projecto pelas 17h30 no Hotel Social em Vila Nova de Milfontes, no âmbito da Feira de Turismo de Vila Nova de Milfontes.

Mais informações: www.blog.rotavicentina.casasbrancas.pt

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta