Ninho de cagarro seguido em directo na internet

0

Em estreia inédita, uma câmara de vídeo capta em directo os movimentos de um casal de cagarros no ninho, que pode ser visto na internet por qualquer pessoa.

Esta é uma das acções de divulgação do projecto LIFE+ “Ilhas Santuário para Aves Marinhas”, uma parceria de várias instituições para a recuperação das aves marinhas dos Açores e dos seus habitats. O Cagarro é a Ave do Ano eleita pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves – SPEA e é uma das espécies mais emblemáticas dos Açores.

Com o surgimento de novas tecnologias, novas possibilidades se abrem e outras formas de divulgação permitem mostrar os milagres da natureza ao público que de outra forma não seriam conhecidos. Algumas experiências em Portugal já tinham permitido no passado seguir a vida de cegonhas ou abutres em directo pela Internet. É agora a vez do cagarro. No entanto, esta ave marinha apresenta outros desafios, por nidificar em cavidades no solo ou em falésias inacessíveis e pelo seu comportamento nocturno.

O projecto “Ilhas Santuário para Aves Marinhas” pretende recuperar os habitats de nidificação destas aves e de outras da mesma família e demonstrar as técnicas adequadas para o fazer. Uma das melhores ferramentas de conservação é o conhecimento e a divulgação, uma vez que só podemos proteger aquilo que conhecemos. Depois de resolvidas várias dificuldades técnicas e associando-se à Portugal Telecom, a equipa do projecto conseguiu, pela primeira vez no mundo, disponibilizar online um ninho de Cagarro que pode agora ser seguido em directo na

internet em cagarro.spea.pt (versão em testes, terá que escrever spea duas vezes para fazer o login). Para Pedro Geraldes, o coordenador do projecto e toda a equipa, foi um esforço já recompensado pela ocupação do ninho seleccionado, “um ovo posto no dia da criança é um bom augúrio para esta iniciativa. Nos próximos meses poderemos acompanhar o crescimento deste cagarro a partir de qualquer parte do mundo”.

A ave do ano é uma espécie de estatuto vulnerável que surge como exemplo dos variados problemas que afectam as aves marinhas e as tornam no grupo de aves mais ameaçadas do mundo. Nos Açores, nidifica a grande maioria da população mundial desta ave e por isso Portugal tem responsabilidades acrescidas na sua protecção.

Do Corvo, a mais pequena ilha dos Açores chega-nos agora esta imagem, exemplo de um trabalho sustentado de conservação que pretende preservar para futuras gerações o canto dos cagarros que deverão ter saudado os navegadores portugueses na descoberta dos Açores.

O projecto LIFE Ilhas Santuário é coordenado pela SPEA, e é uma parceria com o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, com a Câmara Municipal do Corvo e com a Royal Society for the Protection of Birds, contando com o co-financiamento da Comissão Europeia no âmbito do programa LIFE+.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta