À Descoberta dos Caminhos Portugueses a Santiago

0

A AEJ – Associação Confraria de São Tiago “Espaço Jacobeus”, e a Iacobus – Confraria de São Tiago de Tui e do Baixo Minho, com o apoio da Câmara Municipal de Valença do Minho, do Ayuntamento de Tui e da Junta de Freguesia de Fontoura, vão realizar, no próximo Sábado, dia 13 de Agosto, mais uma acção da “À Descoberta dos Caminhos Portugueses a Santiago: Fontoura – Valença do Minho – Tui”.

Com a “À Descoberta dos Caminhos Portugueses a Santiago” procura-se dar a conhecer e valorizar o importante património cultural e artístico existente ao longo desta milenar via de peregrinação denominada por “Caminhos de Santiago” e hoje Grande Itinerário Cultural do Conselho da Europa.

Por um lado, apesar dos Caminhos Portugueses a Santiago serem o segundo destes itinerários de peregrinação mais percorrido, é um facto que pouco são os peregrinos que se detêm para apreciar o vasto património cultural, arquitectónico e paisagístico que constituem estes itinerários. Muitas vezes mais preocupados em chegar ao final da sua etapa diária, simplesmente fatigados ou apenas porque este património nem está sinalizado, o peregrino passa sem se aperceber diante de peças únicas… tal como o retábulo de Nosso Senhor dos Caminhos, em Fontoura, recentemente recuperado.

Por outro lado, o fluxo constante de peregrinos para Compostela surpreende às populações locais. Muitos são os que não entendem o porquê de tanta gente, de todas as idades e de todas as nações, que percorrem caminhos antigos em demanda do santuário Compostelano. São estas populações locais que deveriam acarinhar e proteger estes mesmos caminhos e o património que aí se encontra…

Com esta actividade, envolvendo os municípios e as autarquias locais, e convidando às populações locais a participarem, procura-se que todos – peregrinos e locais – ganhem consciência da importância dos Caminhos Portugueses a Santiago tanto para o conhecimento e a salvaguarda do património existente, bem como para o desenvolvimento económico sustentável destas terras.

Outro dos objectivos desta actividade em particular, é a constituição de um grupo para a dinamização e protecção destes itinerários no Concelho de Valença do Minho. Como por exemplo a manutenção da sinalização e limpeza dos itinerários. Uma das recomendações será a sinalização do caminho original para Valença do Minho (e não o actual desvio de quase 4km), a sinalização do itinerário pelo interior da fortaleza (não fazendo sentido que a grande maioria dos peregrinos não visite esta importante fortificação militar) e a utilização de sinalética própria (utilizando o Manual do Conselho da Europa).

O programa está disponível em www.jacobeus.org e no Facebook da AEJ www.facebook.com/aej.jacobeus

Os interessados podem efectuar as suas inscrições (gratuitas) para: jacobeus@hotmail.com

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta