Lisboa dá as boas-vindas à Rede de Cidades e Vilas Medievais

0

A Idade Média voltou a Lisboa. A Rede de Cidades e Vilas Medievais viajou até Lisboa para apresentar ao público nacional as atrações turística dos doze municípios que integram este grupo. Dez localidades espanholas e duas portuguesas, que guardam nas suas ruas os aromas, sabores, a arquitetura e tradições herdades da Idade Média.

O Museu Nacional de Arte Antiga acolheu este evento, em que as localidades de Vila Viçosa e Marvão gozaram de especial protagonismo, uma vez que as duas se encontram na região do portuguesa do Alentejo.

Estiveram presentes na apresentação numerosos representantes da Rede. António Ceia da Sila, presidente do Turismo do Alentejo, destacou, durante a sua intervenção, a importância deste projeto, uma vez que “o turismo cultural tem-se mantido forte e ganhou um novo impulso como produto, um projeto que é de futuro, porque os cidadãos valorizam o património e desejam que perdure”.

Ceia da Silva também sublinhou a generosidade da Rede de Cidades e Vilas Medievais, uma vez que “permite dotar aos seus municípios não apenas competitividade no mercado, como também complementaridade, já que todas as localidades partilham a mesma essência medieval que lhes permitirá ser um produto turístico de peso, com a ajuda de empresas do sector e de tour-operadores”.

O Presidente do Município de Coira (Cáceres), José Manuel García Ballestero, também dedicou algumas palavras para relembrar que “a gastronomia é um dos valores que mais está crescendo atualmente e que reflete a herança medieval em cada município integrante desta união; aromas e sabores que estarão presentes no IV Concurso Internacional de Pinchos e Tapas Medievais”, que se celebrará nos dias 5 e 6 de Novembro na localidade portuguesa de Marvão.

A gastronomia não podia faltar nesta apresentação, que esteve amenizada por um showcooking em que cozinheiros de vários municípios da Rede mostraram a suas habilidades culinárias na arte das tapas medievais. Txemi Moreda Artola, do Bar Gran Sol de Hondarribia, deleitou o público com o seu pincho “Medieval: estufado de fungos com creme de alho francês, creme de couve, ovo mole de codorniz e ar de espinafre”. Por outro lado, Alberto Cayado, do Sport Bar La Piscina, em Olivenza, trouxe-nos o “Rolito Ibérico sobre molhos de figo”. Os “Viciositos” de Manuel António Calado, do Café Restauração, em Vila Viçosa, encerraram esta esplendida demonstração gastronómica.

Além destas três tapas, os assistentes puderam também provar outras criações, como “Foie com queijo caramelizados e redução de mosto com mostarda à moda antiga”, “Sorvete de uva com queijo” ou “Coroas da Restauração”. Portugal esteve representado durante o evento através de vinhos, como o branco “Alvarinho Soalheiro 2010”, da região de Monção e Melgaço e pelo tinto “Dona Maria 2008”, do Alentejo.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta