Caminho Interior de Santiago

0

A 24 de abril de 2012, vai ser inaugurado o Caminho Português Interior de Santiago (12h, Viseu – Praça do Município).

É a partir dessa data que podem começar a ser trilhados os 205 quilómetros e oitocentos metros do trajeto em território nacional que vai desembocar, na fronteira, aos 179,5 km integrados na Via da Prata em direção a Santiago de Compostela (nesta cidade, o Caminho Português Interior vai ser apresentado no dia 4 de abril, no espaço Turismo Porto e Norte).

Pelo Caminho Português Interior, o peregrino pode assim andar cerca de 385 km entre Viseu e Santiago, dos quais 205,8km em solo português, designadamente pelos concelhos de Viseu (35,5km), Castro Daire (36,6km), Lamego (28,8km), Peso da Régua (3,7km), Santa Marta de Penaguião (15,3km), Vila Real (22,9km), Vila Pouca de Aguiar (24,8km) e Chaves (38,2km).

Para apoio do caminheiro, que segue orientado pelas setas amarelas que se lhe vão deparando, estão já assinalados 10 Albergues, dos quais, seis são definitivos. A lotação dos albergues vai de 10 a 60 pessoas e dispõem de quartos, casa de banho, chuveiros, lavandaria e outras valias.

A perfazer o caminho lusitano, e tendo por base a publicação de “Caminhos Portugueses de Peregrinação a Compostela – itinerários portugueses” do autor Arlindo Cunha, sugerem-se nove jornadas ao longo de caminhos tradicionais (Viseu/Almargem; Almargem/Mões; Mões/Magueija; Magueija/S. Gonçalo de Lobrigos; S. Gonçalo de Lobrigos/Vila Real; Vila Real/Zimão; Zimão/Oura; Oura/Chaves; Chaves/Fronteira).

Ampliar a rede internacional de Caminhos de Santiago e aumentar os visitantes no Interior são alguns objetivos deste projeto intermunicipal de marcação e dinamização do Caminho Português Interior de Santiago. O percurso delineado aproxima-se do traçado original, em que não foi descurada a segurança e o conforto dos peregrinos associados a uma ruralidade pró-ativa em valorizar o contacto com as gentes e com o património envolvente, tais como igrejas, alminhas, pontes e vias ancestrais, entre outros elementos identitários.

O traçado tem ainda utilização, no sentido inverso, como caminho de peregrinação a Fátima (e numa segunda fase, esse sentido pode ser reforçado até essa cidade santa).

O Caminho Português Interior de Santiago será inaugurado com a presença dos autarcas envolvidos neste projeto intermunicipal.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta