Manifestação / Caminhada

0

PNSAC – Porto de Mós no dia 25 de Abril de 2012 às 9H00

Percurso acessível com 12 km de extensão em pleno PNSAC (Parque Natural das Serras d’Aire e Candeeiros).

Está programada uma manifestação / caminhada para o próximo dia 25 de Abril para demonstrar o descontentamento face ao atual sistema de taxas praticado pelo Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade.

Segundo os promotores, “…O ICNB, IP tem mantido a taxação dos pedidos para a realização de atividades de visitação em áreas protegidas. Esta taxação, além de injusta, impede que muitos portugueses possam tirar partido do saludar contacto com a Natureza. Ao taxar um serviço administrativo em mais de 150,00, os serviços do ICNB, IP criam uma barreira ao usufruto das nossas áreas protegidas.

Esta taxação vem assim limitar o nosso direito como cidadãos ao usufruto de um bem comum que é a prática saudável de desportos de montanha ou de simples caminhadas familiares pelas nossas áreas protegidas, impondo valores a cobrar não compatíveis com os níveis de vida da maior parte dos cidadãos.

Apesar de anteriores apelos por parte da sociedade civil nada foi feito para resolver este problema. Assim, esta manifestação tem como objetivo alertar para a presente situação injusta e alertar o Governo para a resolução deste problema.

Nos parque naturais é proibido circular a pé (sem licença), circular em veículos motorizados, etc. mas na realidade, e de cada vez que nos deslocamos ao PNSAC deparamo-nos com caçadores, camiões que se deslocam para as pedreiras, passeios de BTT com muitas dezenas de participantes, percursos sinalizados com tinta em paredes de fósseis e fitas (que depois ficam abandonadas), passeios de 4×4, motos e moto4, ou seja tudo isto é proibido porque e como dizem os diretores do PNSAC “não respeitam a capacidade de carga do local/itinerário” no entanto todas estas situações são facilmente detetáveis e bem visíveis! Onde estão os Vigilantes da Natureza? Todas as situações anteriores são proibidas mas se pagar a licença já não são! E o valor da licença recupera a poluição, destruição, estragos e desequilíbrios na fauna e na flora…?”

Mais informações sobre estas iniciativas em: atentadoliberdadecaminhar@sapo.pt | http://www.facebook.com/events/279585252119745/

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta