Universitários da Califórnia estudam Língua e Cultura Portuguesa no Geopark Naturtejo

0

Pelo terceiro ano consecutivo Universitários da Califórnia estudaram, cinco dias no Geopark Naturtejo. Treze alunos estão a frequentar o Curso de Verão “Língua, Literatura e Cultura Portuguesa” organizado em parceria entre a Universidade da Califórnia Berkeley e a Universidade do Estado da Califórnia em San José e administrado por esta última, incluindo porém alunos de outras Universidades Americanas, nomeadamente, este ano, a Universidade do Estado da Califórnia em Stanieslaus.

O referido curso teve início a 20 de Junho, na cidade de Ponta Delgada, nos Açores e terminará dia 13 de Agosto em Lisboa. Os alunos frequentam diversas licenciaturas e mestrados, na Califórnia. A organizadora deste Curso é a Professora Doutora Deolinda Adão, Directora do Programa de Português da Universidade do Estado da Califórnia em San José e Directora Executiva do Programa de Estudos Portugueses da Universidade de Berkeley (Califórnia). As Instituições de Ensino Superior Portuguesas parceiras nesta iniciativa são as Universidades dos Açores, Lusófona do Porto e Lusófona de Lisboa, bem como o Instituto Politécnico de Castelo Branco, através da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova.

O Serviço Educativo do Geopark Naturtejo preparou, com o apoio da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, um programa educativo de 4 a 8 de Julho de 2012, destinado a estes jovens, no território Naturtejo. Durante quatro dias, os alunos participaram em aulas de língua e literatura Portuguesa, ministradas pela Prof.ª Deolinda, na Escola Superior de Gestão, em Idanha-a-Nova e em aulas de campo leccionadas por Manuela Catana, nos geomonumentos do Geoparque. Ficaram instalados na Pousada da Juventude de Idanha-a-Nova e ao jantar, no Restaurante Helana, belas iguarias portuguesas tiveram como manjar. Os alunos contactaram directamente com o Património Natural e Cultural do Geopark Naturtejo e viveram experiências enriquecedoras. Através da Rota dos Fósseis conheceram o Parque Icnológico de Penha Garcia e deliciaram-se com produtos da gastronomia local no Frágua Bar. Visitaram o Núcleo Museológico dos Lagares de Azeite de Proença-a-Velha, onde desfrutaram de um delicioso bacalhau à lagareiro e de seguida visitaram e relaxaram nas retemperadoras águas do Balneário das Termas de Monfortinho. Em Idanha-a-Nova puderam assistir a um ensaio das Adufeiras do Rancho Etnográfico de Idanha-a-Nova e participar numa aula de iniciação ao toque do adufe ministrada por elas. Percorreram a Rota dos Barrocais, para visitar a Aldeia Histórica e o Monte-Ilha de Monsanto e partiram à descoberta da Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha. Passearam de barco no vale do Tejo, para apreciarem o Monumento Natural das Portas de Ródão, em toda a sua imponência. Por fim, antes de partirem para as Penhas Douradas, rumo ao Norte, visitaram a Aldeia do Xisto da Foz do Cobrão, onde saborearam mais delícias gastronómicas locais, no restaurante “Vale Mourão”.

A Prof.ª Deolinda reafirmou que as aulas no Geopark Naturtejo são imprescindíveis nas futuras edições deste Curso de Verão, dada a fabulosa riqueza natural e cultural deste território e suas gentes.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta