Comemorações da Batalha do Bussaco

0

No âmbito das Comemorações da Batalha do Buçaco, a Fundação Mata do Buçaco vai organizar várias atividades que têm início no dia 27 de setembro e terminam a 7 de outubro. Exposições, palestras e visitas integram a iniciativa.

A Fundação Mata do Buçaco vai promover uma exposição que retrata a vivência quotidiana do soldado em campanha durante as Guerras Napoleónicas. Fazer a guerra é uma arte. Mas, não obstante os seus princípios inalterados desde há milénios, a maneira como se conduz a guerra sofreu metamorfoses consideráveis até aos nossos dias.

A exposição “Entre armas e bagagens – Retrato do quotidiano do soldado nas Guerras Napoleónicas”vai estar patente na Casa dos Brasões, no edifico do Palace Hotel do Buçaco, das 10h às 13h e das 14h às 17h, de dia 27 de setembro até dia 7 de outubro.

Uma visita orientada ao Campo de Batalha e uma palestra é o programa para o dia 29 de setembro. A visita orientada ao campo de batalha do Buçaco será desde Santo António do Cântaro até às aldeias de Sula e Moura, terminando numa visita ao Museu Militar.

Com hora de começo prevista para as 14h30, com hora de chegada prevista ao Museu às 16h30h, pretende-se mostrar mais em detalhe aspetos da Batalha que raramente são postos em evidência numa visita comum.

A Palestra “St.º António Militar: Patrono e Camarada” terá como oradores a Dr.ª Isilda Maria Leitão e a Dr.ª Isabel Damasco e tem início marcado para as 17h30, na Capela das Almas do Encarnadouro, Museu Militar do Buçaco.

Ao longo de toda a história militar, foram várias as evocações religiosas que, de uma forma ou de outra, se acreditava oferecerem alguma proteção aos homens em combate. Durante a Guerra Peninsular, muitas dessas evocações e práticas adquiriram contornos singulares, que se pretendem agora mostrar neste evento. Mais informações em atividades@fmb.pt

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta