Restauro de áreas ardidas pelo Life Rupis

0

O Projeto Life Rupis em parceria com a Mossy Earth plantou mais de 5.000 árvores autóctones em terrenos geridos pela Associação de Transumância e Natureza (ATN) em zonas que foram atingidas pelos incêndios do verão passado.

Life Rupis na florestação das áreas ardidas no Douro Internacional from SPEA on Vimeo.

Mais de 5.000 árvores foram já plantadas no âmbito dos trabalhos de restauro de habitat do Life Rupis. A ATN aproveitou as poucas chuvas que caíram em novembro e dezembro e com um trabalho intensivo, apoiada por voluntários da Associação Plantar uma Arvore e pela Mossy Earth, plantou 900 lodãos, 900 carvalhos-cerquinhos, cerca de 2000 sobreiros, 600 azinheiras, mais de mil freixos, 54 zimbros, 50 medronheiros, 72 zambujeiros e 22 abrunheiros-bravos, distribuídos pelas 3 propriedades que gere: Ribeira do Mosteiro (Poiares) e Vale dos Corvos (Ligares) em Freixo-de-Espada-à-Cinta) e em Vale das Loiras (Almofala, Figueira de Castelo Rodrigo). Estas plantações são tanto mais importantes como vão contribuir para a recuperação de áreas que arderam no verão de 2017. Além disso, têm sido feitos acordos com proprietários e zonas de caça locais, com distribuição de semente para recuperação do coberto vegetal herbáceo. Estas medidas estão incluídas no projeto Life Rupis e destinam-se a beneficiar as populações de espécies-presa da águia-perdigueira, em particular o coelho-bravo e a perdiz.

O projeto Life Rupis é financiado pelo programa LIFE e pela Rede Natura 2000. É coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e tem como parceiros a Associação Transumância e Natureza, a Palombar, a GNR/SEPNA, a Fundación Patrimonio Natural de Castilla y León, a Vulture Conservation Foundation, o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas e a Junta de Castilla y León.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta