Ciclo de Órgão de Viana do Castelo – De 10 a 18 de julho

0

De 10 a 18 de julho será promovida a primeira edição do “Ciclo de Órgão de Viana do Castelo”, evento promovido pelo Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que visa valorizar este instrumento e o património construído. Neste sentido, nesta primeira edição serão promovidos concertos, workshops e uma conferência, sendo todos os eventos de entrada livre, com lotação sujeita às normas da DGS.

O concelho de Viana do Castelo possui 22 órgãos de tubos, estando 21 localizados em igrejas e um na Academia de Música.
A 10 de julho, às 21h30, a Igreja da Misericórdia acolhe a organista Marisol Mendive com o concerto “Afetos e sentimentos num órgão barroco”.
A 11 de julho, às 16h00, a Sé Catedral recebe Rui Soares, no órgão, e MVSICA ANTIQVA PORTO, num concerto de homenagem a D. Anacleto Oliveira, Bispo de Viana do Castelo falecido no ano passado, com o espetáculo “Soli Deo Gloria: a luz do barroco italiano e inglês”.
A 16 de julho, às 21h30, a Igreja Paroquial da Areosa acolhe “o Cuco e o Rouxinol entre diálogos barrocos”, pelo organista Filipe Veríssimo e ALTO MINHO ENSEMBLE.
A 17 de julho, também às 21h30, a Igreja de São Domingos é palco de “Motetes e invenções, do renascimento ao romântico”, concerto evocativo de S. Bartolomeu dos Mártires, por Jonathan Ayerst e CAPELLA DURIENSIS. A 18 de julho, às 21h30, a Igreja Paroquial de Serreleis recebe o organista Tiago Ferreira e VIANNA BRASS QUINTET para o concerto “Per Sonare: música para órgão e quinteto de metais”.
O “Ciclo de Órgão” conta ainda com Masterclasses a 12 e 15 de julho, entre as 16h30 e as 19h30, na Academia de Música de Viana do Castelo e Igreja da Misericórdia, com formação por Paulo Alvim para “Introdução ao órgão de tubos”.
A 17 de julho, das 10h00 às 13h00, a Igreja Paroquial de Serreleis recebe a masterclass “Introdução à arte de bem acompanhar o canto ao órgão”, pelo formador Eugénio Amorim. Esta iniciativa inclui ainda a conferência “O órgão em contexto: da liturgia e do património”, por Eugénio Amorim, na Igreja de Nossa Senhora da Agonia.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.