Acompanhe em direto a cria de águia da Tapada Nacional de Mafra

0

Nasceu na passada 6ª-feira uma cria de águia-de-bonelli (ou águia-perdigueira) na Tapada Nacional de Mafra, e todos podem acompanhar o seu crescimento em direto na internet, graças a uma câmara instalada pelo projeto LIFE LxAquila. A câmara foi instalada por técnicos especializados em setembro, antes do início da época de reprodução, e permite agora acompanhar remotamente o desenvolvimento da cria desta espécie ameaçada.

Vamos poder acompanhar a cria, os pais a alimentá-la, e todo o seu desenvolvimento até abandonar o ninho lá para junho”, diz Joaquim Teodósio da SPEA, que coordena o projeto LIFE LxAquila. “Para além de nos dar informação importante sobre esta espécie, ter esta câmara a transmitir em direto na internet permite que todos possam conhecer as águias-de-bonelli e presenciar estes momentos fascinantes sem perturbar as águias ou pôr em risco esta espécie ameaçada.

Este casal de águias selvagens é já presença regular na Tapada Nacional de Mafra sendo monitorizado anualmente, o que permitiu prever qual o ninho a que seria mais provável o casal voltar, e aí instalar a câmara com antecedência. Macho e fêmea revezaram-se na incubação dos dois ovos e será agora possível ver como dividem as tarefas de alimentar e cuidar da cria.

A águia-de-bonelli é particularmente sensível à presença humana em redor dos ninhos. Por isso, o projeto LIFE LxAquila, coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e financiado pelo programa LIFE da União Europeia, pretende minimizar a perturbação durante a época de reprodução, entre outras medidas para proteger esta espécie que, na Área Metropolitana de Lisboa, vive excecionalmente perto das pessoas.

Para proteger estas águias que aqui estão no limiar da sobrevivência, o projeto LIFE LxAquila está a juntar comunidades locais, autoridades e conservacionistas, criando uma rede de custódia para proteger as águias e restantes valores naturais da região. Outras áreas de intervenção do projeto serão a promoção de práticas amigas das águias e da biodiversidade, a prevenção e combate ao crime ambiental e a correção de linhas elétricas perigosas, onde as águias podem morrer eletrocutadas.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.