Município de Braga aposta na salvaguarda e valorização do Bom Jesus

0

O Município de Braga assinou um protocolo de colaboração com a Confraria do Bom Jesus do Monte, com vista a apoiar os requisitos impostos pela Unesco quanto à salvaguarda, conservação, manutenção e valorização do conjunto arquitectónico e paisagístico do Santuário do Bom Jesus. A assinatura decorreu no dia 7 de Julho, data em que o Santuário celebra o terceiro aniversário da inscrição na lista do Património Mundial da Unesco e o sétimo aniversário de elevação a Basílica.

A celebração deste protocolo, formalizado por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e pelo presidente da Confraria do Bom Jesus do Monte, Cónego Mário Martins, contou com a presença do Arcebispo Primaz, D. José Cordeiro, e da directora regional de Cultura, Laura Castro. Numa óptica de “co-responsabilização”, o Município atribui um apoio financeiro anual de 25 mil euros à Confraria e passa a integrar o Conselho Geral do Santuário do Bom Jesus do Monte. A título excepcional, no presente ano de 2022, será ainda atribuído um apoio financeiro de 30 mil euros, tendo em conta as exigências técnicas do Relatório do Estado de Conservação.
Além da comparticipação financeira, este protocolo incide sobre a promoção turística e cultural, através da realização de um conjunto de actividades de promoção e divulgação, com vista ao aumento da notoriedade nacional e internacional da Cidade de Braga e do Santuário do Bom Jesus do Monte.
O protocolo prevê também o apoio ao nível técnico da pressão urbanística e ao combate aos incêndios na Zona de Protecção Especial do Santuário, assim como a criação de uma ‘via verde’ nos serviços municipais, para os projectos de intervenção no Santuário do Bom Jesus que obriguem a parecer por parte das entidades competentes.
Com este protocolo, a Confraria passará a apoiar a divulgação e comunicação de iniciativas de interesse turístico e cultural promovidas pela Autarquia, a disponibilizar um espaço para exibição de material de promoção turística do Município de Braga, espaços para a realização de iniciativas, e apoio à candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027, através da realização de acções culturais conjuntas.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.