PR12 SEI: Rota de Fervença

0

No Parque Natural da Serra da Estrela, encontra-se o Sabugueiro, a aldeia mais recôndita e próxima do cume da Serra da Estrela, erguida e aconchegada entre montes e naturalmente protegida por rochedos de granito. É nesta aldeia que começa e acaba a pequena rota de Fervença que possui troços que são comuns à GR22 (Grande Rota das Aldeias Históricas).

Texto e fotografia: ©revistapassear

Um percurso circular sinalizado com cerca de 4 700 m de extensão. É relativamente fácil de o percorrer, está bem sinalizado e possui uma componente de paisagem muito forte.
Para quem gosta de fotografia, em particular, é um excelente percurso cheio de motivos de interesse.
A rota desenvolve-se na envolvente da aldeia do Sabugueiro, numa área acidentada atravessada pelas ribeiras do Covão do Urso e da Fervença.
Na paisagem predominam pinhais, lameiros, matos de urze e giesta. No covão do Urso, uma depressão modelada por ação dos glaciares, sobressaem inúmeros depósitos sedimentares, cujos materiais foram transportados pelos gelos do último período frio.
Próximo do cabeço da Carnazeda, no cimo da encosta, as águas da ribeira da Fervença precipitam-se numa cascata, proporcionando deste local uma ampla vista sobre o vale e a aldeia. A jusante, na confluência desta ribeira com a ribeira do Cabaço, a abundância de água mantém os lameiros verdejantes todo ano e encontra-se uma ponte pitoresca
”. Fonte: Aldeias de Montanha

A povoação do Sabugueiro possui infraestruturas de apoio a quem caminha com diferentes ofertas de alojamento e muitos restaurantes que confecionam comida regional. Nós comemos javali, no restaurante Mirante da Estrela, que estava muito bom e o atendimento é de qualidade. Ter em atenção que os restaurantes da região, no fim-de-semana, estão quase sempre cheios por isso, convém marcar a refeição.

Ficha técnica
Tipo de percurso: pequena rota circular
Sentido recomendado: anti-horário
Início / fim do percurso: Sabugueiro (Igreja Matriz)
Coordenadas de início/ fim: N 40º 24.128’ / W 07º 38.395’
Distância: 4600 a 4740 m
Desníveis acumulados: +220m / -220m
Altitudes: mín. 1028 m / máx. 1232 m
Duração aproximada: 2h 30m
Grau de dificuldade: II – fácil
Época recomendada: todo o ano
Carta militar (IGEOE / 1:25000) n.º: 212
Track de GPS: https://ridewithgps.com/routes/40074034

Restaurante Mirante da Estrela / +351 969089750

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.