Aldeias Históricas de Portugal apresentam-se como “destino acessível e inclusivo”

0

A Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico apresentou na BTL as mais recentes melhorias realizadas nas 12 aldeias, ao nível da acessibilidade e inclusão, num destino que oferece cada vez mais experiências únicas e autênticas a todos.

De facto, a acessibilidade e a inclusão, a par com a sustentabilidade, têm sido importantes pilares da estratégia da Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico de afirmação do projeto como território sustentável, tanto para os seus habitantes, como para turistas e profissionais que exercem atividade na região. Ou seja, todo um trabalho desenvolvido com foco nas pessoas.
Com respeito pelas suas peculiaridades, a Rede tem investido na melhoria das condições físicas de circulação nas 12 Aldeias Históricas, e na criação de formas alternativas para dar a conhecer monumentos e pontos de interesse destes lugares, inclusivamente a pessoas com mobilidade condicionada ou invisuais. A promoção da acessibilidade universal no território está bem patente no espaço físico, no património edificado, nos transportes, na comunicação, no design acessível e na infoacessibilidade.
Nesse sentido, destaque para duas iniciativas que têm reforçado as Aldeias Históricas de Portugal como destino acessível e inclusivo:

A parceria com a ALTICE, que tornou o território como o primeiro, em rede, totalmente coberto com fibra ótica e com wi-fi gratuito. Um investimento que, para além de melhorar a qualidade de vida dos residentes, tem incrementado a experiência dos turistas, bem como as condições dos profissionais que trabalham no território.

E o projeto de mobilidade sustentável, lançado em 2022. Em parceria com a Renault Portugal e o Município do Fundão, as Aldeias Históricas de Portugal disponibilizam, gratuitamente, viaturas elétricas para turistas, residentes e profissionais que exerçam atividade na região. Quatro modelos de veículos elétricos estão à disposição, a partir da Aldeia Histórica de Castelo Novo, um deles perfeitamente adaptado a pessoas com mobilidade condicionada.

Mas também a iniciativa “Receitas que Contam Histórias – Gastronomia e Vinhos das Aldeias Históricas de Portugal” está em destaque na edição deste ano da BTL. No próximo sábado, dia 4 de março, pelas 13h00, a Rede apresentará o projeto e promoverá um showcooking com um dos restaurantes aderentes, a Casa da Esquila, no stand da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE). A iniciativa “Receitas que Contam Histórias – Gastronomia e Vinhos das Aldeias Históricas de Portugal” foi lançada no ano passado e recupera a extraordinária cultura gastronómica das 12 aldeias, em harmonia com os vinhos da região, e já pode ser conhecida e experienciada em vários restaurantes do território.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.