Turquia vai acolher a Conferência Mundial de Turismo Sustentável GSTC 2023

0

O país prepara-se para acolher este ano pela primeira vez a Conferência de Turismo Sustentável GSTC. A conferência terá lugar em Antália, a capital turística do país, entre os próximos dias 9 e 12 de maio.

O Conselho Mundial de Turismo Sustentável (GSTC), que estabelece normas globais de viagens e turismo sustentável e gere a sua aplicação, organizará este ano na Turquia a Conferência de Turismo Sustentável, que anualmente se celebra em diferentes países.A conferência mundial, o evento emblemático do GSTC, reunirá em Antália, o paraíso turístico do Mediterrâneo, as partes interessadas no desenvolvimento e promoção das viagens e do turismo sustentável de 9 a 12 de maio.

O GSTC, a principal organização ambiental e de sustentabilidade do mundo, regula, atualiza e gere as normas mundiais criadas para garantir a sustentabilidade nas viagens e no turismo, conhecidos como os Critérios do GSTC. Com estes critérios, esta organização independente sem fins lucrativos pretende criar um entendimento partilhado do turismo sustentável. Assim, também organiza conferências com líderes mundiais para debater questões críticas da atualidade sobre turismo sustentável. A Conferência sobre Turismo Sustentável pretende reunir as partes interessadas no turismo para trocar ideias e alargar a aplicabilidade das normas estabelecidas para o turismo sustentável.

Devido à pandemia, o ciclo de conferências foi realizado online por dois anos consecutivos. No ano passado realizou-se na cidade de Sevilha. Na Conferência de Turismo Sustentável do GSTC de 2022, na qual também participou a Turquia, foi anunciado que a edição de 2023 se celebraria em Antália após o processo de candidatura levado a cabo pela Agência de Promoção e Desenvolvimento Turístico da Turquia (TGA). A candidatura de Antália foi apresentada com um vídeo especialmente criado para os participantes e na conferência foi organizado um painel sobre o Programa Nacional Turco de Turismo Sustentável.

A Turquia é um exemplo para o mundo no âmbito do turismo sustentável
Com o acordo de cooperação assinado com o GSTC em princípios de 2022, a Türkiye determinou a rota que devia seguir o país em matéria de turismo sustentável e acelerou as suas práticas globais de sustentabilidade. Com este protocolo de três anos, foi criado o Programa Nacional de Turismo Sustentável para reestruturar a indústria turística da Turquia, que é o primeiro país a acordar com a implementação do referido projeto.
O programa, que inclui destinos, operadores turísticos e, especialmente, instalações de alojamento, tem como objetivo a transformação sustentável da indústria turística da Turquia. Realizado por etapas, a primeira fase do programa ficará concluída este ano; a segunda, em 2025, e a terceira, em 2030, com o cumprimento de todas as normas internacionais.
A Conferência Mundial sobre Turismo Sustentável GSTC 2023 acolherá em Antália mais de 350 participantes locais e estrangeiros, entre eles representantes do setor público, hotéis, operadores turísticos, empresas, círculos académicos, agências de desenvolvimento, agências de viagens online e organizações não governamentais. O programa de conferências, de quatro dias de duração, inclui formação, painéis e workshops interativos, reuniões e atos sociais. Os participantes terão a oportunidade de beneficiar da experiência prática de peritos em desenvolvimento e promoção do turismo sustentável, ao mesmo tempo que desfrutarão da oportunidade de descobrir Antália, o paraíso turístico da Turquia.
Situada no sul da Turquia, no coração do Mediterrâneo e da Riviera Turca, Antália é descrita como a «capital do turismo» pela sua beleza natural, pelo mar, pelo legado histórico e pela estrutura cultural. A cidade recebe anualmente milhares de turistas e destaca-se pelas suas opções de aventura, cultura-arte e entretenimento, para além da trilogia «mar-areia-sol».

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.