Sérvia – Tantas razões para visitar Belgrado

0

Pois é, a convite da Air Serbia, do Courtyard by Marriott e Experience Serbia foi possível Um Primeiro Olhar a este País que tem tanto para ver e contar.

Texto e Fotografia: Lobo do Mar

Pela novidade, para conhecer uma sociedade em permanente transformação e, se tivermos o privilégio de uma guia como Djina Dostanic, saber da história recente e não só, os desafios como sociedade e país mas, acima de tudo, percebermos que temos um povo que quer viver, ser feliz e receber, isso sem dúvida vislumbramos no que vimos, no que provámos, no entusiasmo com que Thiago Ferreira brasileiro, que aqui vive há 10 anos e tem a agência Bem Vindo à Sérvia, recebe os turistas e a forma como abraçou este país e se sente em casa, é inspirador.

País com uma riqueza agrícola muito grande, maior exportador de framboesas, a produção de vinho, queijo, a dieta o mais possível mediterrânica, tudo nos é familiar. Para mim pessoalmente e penso que para muitas pessoas, ser um país com um património imenso e história, é relevante.
Essa história dada também pela sua situação geográfica e com a Air Serbia por “companhia” * permite voarmos diretamente a Belgrado e temos ligações fáceis, nomeadamente de comboio, a países vizinhos igualmente importantes, designadamente a Roménia, Macedónia, Bulgária, Hungria, Croácia Bósnia, Montenegro …
O potencial do Turismo de Natureza e Cultural no resto do país também é aliciante, mas isso é para outros episódios desta aventura que queremos viver na Lobo do Mar.

Vamos por partes. O primeiro dia da nossa jornada contou com a apresentação da cidade, visita ao Museu Nacional, mesmo ao lado do nosso hotel na Praça da República e um passeio a pé pelos principais bairros e zonas da cidade. “Ponto alto” da visita a Fortaleza de Belgrado e o seu parque.

Museu Nacional de Belgrado, na Praça da República, com o monumento dedicado ao Príncipe Mihailo . Fotografia: Zoran Spremo
Vuk Karadžić responsável pela reforma da língua Sérvia

Museu Nacional da Sérvia requer tempo para visita e alberga coleções dignas e nota
Abriga alguns dos mais valiosos artefactos arqueológicos, artísticos e numismáticos que representam a rica herança multicultural da Sérvia, mas também de outras partes da Europa e do mundo.
Objetos das culturas pré-históricas de Vinca e Lepenski vir, bem como exposições originárias do Neolítico, do Bronze e do Ferro. O legado dos antigos romanos e uma rica coleção numismática também fazem parte da exposição no piso térreo dedicada aos artefactos mais antigos encontrados na Sérvia.
O período desde meados da Idade Média até à primeira revolta sérvia de 1804 é representado através de dez unidades temáticas no primeiro andar do Museu. Impressionantes frescos medievais, joias e cerâmicas requintadas, bem como artefactos litúrgicos e arte contemporânea testemunham eventos importantes, conquistas significativas, mas também da vida quotidiana das pessoas durante este período emocionante.
Uma câmara especial dentro do Museu abriga um dos manuscritos mais antigos escritos em alfabeto cirílico – O Evangelho de Miroslav. A importância para toda a humanidade deste manuscrito ricamente ilustrado de 1180 foi reconhecida pela UNESCO e, portanto, foi incluído no seu Registo da Memória do Mundo.
A exploração dos tesouros culturais da Sérvia e do mundo continua com ricas coleções de arte. Uma seleção de desenhos e gravuras de artistas locais e estrangeiros, obras-primas da arte sérvia e jugoslava e obras de pintores de renome mundial, incluindo Pablo Picasso, Edgar Degas, Mary Cassatt e Piet Mondrian, farão com que a sua visita ao museu mais antigo da Sérvia memorável.

Fonte: Museu Nacional

Escultura de Homenagem a Karl Malden (actor com progenitor da Sérvia) localizada na entrada do Instituto de Cinema Jugoslavo. Dada a sua ligação foi um verdadeiro embaixador da Sérvia.

A rua Knez Mihailova é uma zona pedonal e uma rua legalmente protegida devido à sua rica história e a uma série de edifícios e moradias que datam da década de 1970. Recebeu o nome de Mihailo Obrenovic, o mais famoso príncipe sérvio. Hoje, esta rua é o maior marco da capital da Sérvia.

Vista panorâmica com a catedral Saborna. Fotografia: Andrej Nihil

A Igreja do Santo Arcanjo Miguel em Belgrado é mais conhecida como Saborna crkva (a Catedral). O termo catedral significa que é a principal igreja da cidade, chefiada por um bispo. Esta igreja ostenta orgulhosamente ser a mais importante de toda a cidade, destaca-se em muitos outros aspetos, desde o seu significado histórico e artístico até ao rico tesouro e túmulos de pessoas famosas na Sérvia.
Se fosse possível conhecer Belgrado inteira passeando por uma única rua, essa seria a rua Kralja Petra, uma das mais antigas da cidade. O seu percurso liga as margens dos rios Sava e Danúbio, foi traçada já no século I, na época do Império Romano, quando Belgrado ainda se chamava Singidunum. O fórum, a basílica e os banhos ficavam nesta rua e era o centro social da cidade. As três principais religiões de Belgrado, Cristianismo, Judaísmo e Islamismo, têm todos os seus lugares especiais aqui. Aqui encontramos Sé Patriarcal, a Catedral da Igreja Ortodoxa Sérvia, a Comunidade Judaica e a única mesquita em Belgrado (cerca de 20m da esquina com a rua Jevremova). Nesta rua foram inauguradas a primeira livraria, farmácia e hotel de Belgrado e foi aqui que foi instalada a primeira mesa de bilhar de Belgrado. Nesta rua constatamos a existência da autêntica exposição ao ar livre da arquitetura de Belgrado. Provavelmente não há outra rua na Europa que ofereça uma variedade tão incrível de diferentes estilos arquitetónicos – barroco, clássico, secessionista, arte déco, modernista, oriental… ao longo de um trajeto com cerca de 1 km.
Sendo uma das ruas mais antigas de Belgrado, pensa-se que nos séculos I e II d.C. nesta área existiam o fórum romano, a basílica e as termas (ao lado do atual edifício do Banco Nacional da Sérvia).

Depois deste passeio estava na hora do merecido almoço no Mali Kalemegdan Restaurant
O churrasco com a carne de porco e o toque imprescindível do Kaymak, a nata que após várias horas de fervura é separada do leite. Não deixe de provar o Ajvar, condimento feito de pimentão doce e beringela. A salada grega também não faltou.
E claro a Rakija, sendo a mais conceituada na Sérvia a de ameixa. Mas encontra uma grande variedade de sabores e inclusive de mel.

Agora esta na hora de visitar e passear na Fortaleza de Belgrado, ver o monumento Victor imagem de marca da cidade e circular por Beton Hala a frente de rio que tem desde 2011 um concurso de ideias para reabilitação na sua totalidade.

Monumento Victor

O monumento ‘Victor’ é certamente o símbolo mais reconhecível de Belgrado. Foi criado nos anos anteriores à Primeira Guerra Mundial, mas sua construção foi demorada. Este monumento homenageia a vitória do exército sérvio nas guerras dos Balcãs e foi originalmente concebido como uma fonte, que seria colocada no centro de Belgrado, em Terazije. A tarefa foi confiada a um dos mais importantes artistas do início do século XX, o escultor Ivan Mestrovic. No início da Primeira Guerra Mundial, a parte central da fonte tem uma figura masculina nua segurando uma espada na mão direita (símbolo da guerra) e um falcão na mão esquerda (símbolo da paz) – o Vitorioso.

Fotografia: Sandip Patel

Foi a partir da Fortaleza de Belgrado que a cidade emergiu
A primeira fortificação neste local estrategicamente importante foi erguida pelos celtas. Mais tarde, no século II d.C., o local tornou-se um acampamento militar permanente da legião romana IV Flaviae. A Fortaleza de Belgrado foi arrasada e reconstruída várias vezes. Foi governado pelos reis bizantinos, húngaros e sérvios e a Turquia otomana e a Áustria-Hungria lutaram por ela durante séculos.
A turbulenta história desta fortaleza deixou a sua marca na sua arquitectura: muralhas romanas sustentam as muralhas sérvias, sobre as quais os otomanos e austríacos construíram as suas fortificações.
A Fortaleza de Belgrado teve o seu momentode ouro no século XV, durante o reinado do déspota Stefan Lazarević, quando Belgrado foi fortificada com as muralhas da Cidade Alta e da Cidade Baixa.
As muralhas da Cidade Alta são construídas sobre as fundações do castrum romano. Outras elementos da cidade alta são o Portão do Déspota com a Torre Dizdar e o Portão Zindan, cujas torres foram usadas como prisões durante o domínio otomano. Os visitantes também são atraídos pelo Turbeh de Damad Ali Pasha, um raro exemplo de arquitetura islâmica em Belgrado, bem como pela Torre do Relógio de 27 metros de altura, com elementos distintivos do barroco. Elementos barrocos também podem ser vistos no Portão de Carlos VI, ricamente adornado.
Na Cidade Baixa pode ver a Torre Nebojša, uma torre de canhão bem preservada construída no século XV para proteger a entrada do porto. Com o tempo, a torre foi convertida numa prisão que deteve muitos rebeldes sérvios e combatentes contra os turcos otomanos, bem como o famoso revolucionário e poeta grego Rigas Feraios, que acabou por morrer aqui.
O antigo grande depósito de pólvora construído no século XVIII, conhecido hoje como “Barutana”, é palco de concertos e outros eventos culturais. O espaçoso parque Kalemegdan, um local favorito para caminhadas entre os habitantes de Belgrado e visitantes, também está situado dentro da fortaleza. Já foi um campo de batalha onde inimigos eram enfrentados e combatidos, o nome é a junção de duas palavras turcas que significam fortaleza e campo de batalha.
As comodidades disponíveis para os visitantes neste parque espaçoso são muitas. Os amantes da arte não devem perder o Pavilhão de Arte “Cvijeta Zuzorić” e o Pavilhão de Música.
O Museu Militar também está situado no parque Kalemegdan, enquanto o antigo prédio da guarda agora abriga o Museu de História Natural.

Imperdível uma visita ao (Question Mark) ? Kafana, o restaurante tradicional mais antigo de Belgrado. É uma pequena e encantadora casa construída no estilo tradicional dos Balcãs no início do século XIX, em frente à catedral.

No Bairro Boémio Belgrade, rua Skadarlija, by Andrej Nihil

E o dia está a chegar ao fim mas ainda houve tempo e disposição para passear na rua Skadarska em pleno Bairro Boémio, aqui existe grande animação, socializar e beber algo ao fim do dia faz parte do dia a dia e o remate foi mesmo com jantar no restaurante Velika com muita animação dada também, pela música ao vivo.

O nosso Hotel mesmo ao lado do edifício da Ópera Teatro e Bailado
Confluência do rio Danúbio e o rio Sava
  • Voos diretos para Belgrado a partir de Lisboa às Terças, Quintas e Domingos
    www.airserbia.com
Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.