Sérvia: Do Parque Nacional de Fruska Gora à Fortaleza Petrovaradin

0

Um dia intenso e com muita informação para absorver

Texto e fotografia: Lobo do Mar e Aleksandar Milutinović

O nosso destino, os mosteiros do Parque Nacional de Fruska Gora, a cidade de Sremski Karlovic e a cidade de Novi Sad e a sua Fortaleza Petrovaradin, uma referência, aqui vamos incluir o parque do Danúbio e o centro da cidade, o nosso programa da tarde. Não é por acaso que Novi Sad foi capital europeia da cultura em 2022, sendo a 2ª maior da Sérvia pertence à região da Voivodina e tem a influência de numerosas nações.
Graças ao célebre Festival de música EXIT foi nomeada também a capital Europeia da Juventude.
A cerca de 80 kms de Belgrado, foi aqui que viveu Albert Einstein com a sua mulher Mileva Maric.

Mas vamos por partes que a nossa primeira paragem foi visitar um dos muitos mosteiros existentes no Parque Nacional de Fruska Gora, são um total de 16 e alguns de extrema importância para a cultura Sérvia. A nossa guia escolheu o Mosteiro Krusedol a apenas 12 km da cidade de Sremski Karlovci integrada na região dos vinhos por excelência e com mais de 20 produtores e adegas, uma seleção que merece ser conhecida com mais calma e que terá que ficar para outra oportunidade.
Este mosteiro construido no inicio do Séc XVI (1509), é conhecido pela sua arquitetura renascentista sérvia. Originalmente uma fortaleza, foi transformado num mosteiro ortodoxo sérvio no período em que a Sérvia estava sob domínio otomano. A sua coleção inclui livros e manuscritos antigos importantes, tanto para a religião ortodoxa quanto para a cultura sérvia.
Encontramos algumas das figuras históricas da Sérvia que têm aqui a sua morada derradeira nomeadamente a Princesa Ljubica Obrevonic e o rei Milan Obrevonic. A nossa visita permitiu conhecer os jardins e o interior da igreja, que impressiona.

Escola secundária


Rapidamente chegámos à cidade de Sremski Karlovic é conhecida pela sua arquitetura barroca e edifícios históricos.
Aqui encontramos a primeira escola secundária da Sérvia fundada em 1791, nesta altura a maioria dos sérvios era analfabeta, tal situação não passou despercebida aos arcebispos, que recorreram ao Tribunal Austríaco, com a intenção de fundar uma escola em Sremski Karlovci. Com a ajuda do Arcebispo Stefan Stratimirović e do patrocínio de um respeitável comerciante, Dimitrije Anastasijević Sabov, os sérvios tiveram a sua primeira escola secundária.
O edifício foi projetado pelo arquiteto húngaro Dula Partoš e lembra muito o Mosteiro Studenica.
Em 1990, a Escola adquire o estatuto de escola filológica de línguas clássicas e modernas. 24 alunos por turma, que também são divididos em grupos de 12 nos cursos de sérvio e de línguas estrangeiras. Para se inscrever, os alunos devem fazer um exames especialmente desenvolvido para escolas de filologia. A escola tem um currículo para alunos talentosos.
Aquando da nossa visita era patente os grupos de jovens que circulavam em visitas de estudo.

Uma variedade de edifícios religiosos que coabitam lado a lado, a Catedral Ortodoxa de São Nicolau, o Seminário, a capela da Paz, a igreja católica romana ainda o Palácio Patriarcal que é uma imagem de marca e que alberga o Museu da Igreja Ortodoxa Sérvia.

Sem dúvida um importante centro cultural e educacional nos séculos XVIII e XIX, conhecido pela sua contribuição para a educação, arte, música e literatura sérvias.
Foi também um importante local de assinatura de vários tratados importantes, incluindo o Tratado de Karlowitz (1699), que encerrou a Grande Guerra Turca e resultou na perda de territórios pelos otomanos em favor do Império Habsburgo.

A Fortaleza na outra margem do Danúbio
Petrovaradin
Novi Sad


São apenas algumas pistas, vale a pena aprofundar a história destes locais onde ao longo dos anos tanto aconteceu. A promoção dum turismo que tenha uma componente histórica e cultural elevada, sobretudo em locais com esta riqueza, é extremamente importante.

A Fortaleza Petrovaradin, uma imponente estrutura militar localizada na cidade de Novi Sad, conhecida como “Gibraltar do Danúbio”, é uma das maiores da Europa e tem uma história rica e diversificada.
A sua construção começou no final do século XVII, durante o domínio do Império Austro-húngaro, como uma resposta às invasões e tinha como objetivo proteger a fronteira do império dos ataques do Império Otomano.
Projetada pelo engenheiro militar francês Sebastian Vauban, a Fortaleza de Petrovaradin foi construída numa colina estratégica, oferecendo uma posição defensiva com vista para o rio Danúbio. A arquitetura foi planeada como um sistema avançado de defesa, com várias camadas de muralhas, fortificações e torres.
Mais tarde, durante as Guerras Napoleónicas, foi temporariamente ocupada pelas forças francesas.
No século XX, a fortaleza teve diferentes usos, servindo como quartel militar e centro estratégico durante as guerras mundiais. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi bombardeada e danificada significativamente.
Hoje em dia, a fortaleza de Petrovaradin é um destino turístico popular. Abriga o famoso Festival EXIT, um dos maiores festivais de música da Europa, que atrai milhares de visitantes todos os anos.
Com sua história rica e sua arquitetura impressionante permanece como um marco histórico e cultural importante na Sérvia, atraindo turistas e contando a história da região através de suas muralhas e monumentos.

No próximo artigo o centro de Novi Sad vai ser o tema.

Voos diretos para Belgrado a partir de Lisboa às Terças, Quintas e Domingos. O Porto também tem voos directos. Saiba mais em:
www.airserbia.com

https://novisad.travel/en/petrovaradin-fortress-map-2/
Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.