28ª edição do Mês da Enguia até 31 de março no concelho de Salvaterra de Magos

0

Dezassete restaurantes, doze espaços de alojamento, dois operadores turísticos com passeios de barco no Rio Tejo, quatro produtores de vinhos e de licores, o arroz oficial Bom Sucesso, a Feira Nacional de Artesanato e de Produtos Tradicionais com cerca de uma centena de artesãos e produtores, quatro exposições e um vasto programa de iniciativas marcam a edição deste ano.

Com mestria, aliando tradição e inovação, os restaurantes aderentes apresentam diferentes formas de confecionar enguia, mostrando à mesa os saberes e sabores do concelho, desde as receitas mais tradicionais às mais inovadoras.

Ao mesmo tempo, os artesãos e os produtores locais e nacionais voltam a marcar presença no Pavilhão Inatel, em Salvaterra de Magos, às sextas, sábados e domingos, para a Feira Nacional de Artesanato e de Produtos Tradicionais.

A Feira apresenta uma vasta programação com teatro infantil, magia, folclore, dança, bandas filarmónicas, demonstração de atividades desportivas, marchas populares, stand-up comedy com Eduardo Madeira e diversos espetáculos musicais com Miss Cindy (espetáculo infantil), Grupo Trinca Espinhas, Saúl, Miguel e Mickael, Tradição d’Ouro, Grupo Salta Pocinhas, Miguel Azevedo, Ricardo Velho, Kássio, Siga a Farra, Trupe da Cana Rachada, Buba Espinho, entre outros.

Da programação da 28ª edição do Mês da Enguia fazem parte também diferentes iniciativas organizadas pelas associações, coletividades e comissões de festas do concelho.

As exposições que podem ser visitadas são:

  • “A Infância … Toucas e Babetes” – 2º Aniversário da Inclusão dos Bordados da Glória do Ribatejo no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial – Espaço Jackson, Glória do Ribatejo;
  • “Olhares da nossa terra: Aguarelas de Margarida Rebelo e Artesanato em Madeira de Nelson Jesus” – Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos;
  • “A Arte da Cestaria” – Mercado de Cultura de Marinhais;
  • “Pintar Salvaterra – 10 anos” – Galeria da Falcoaria Real de Salvaterra de Magos.
    Estas exposições juntam-se às de caráter permanente a visitar na Falcoaria Real, no Museu “Escaroupim e o Rio” e na Casa Típica Avieira.

O Mês da Enguia junta igualmente o convite à descoberta do património natural e arquitetónico, da história, da cultura, dos usos e costumes e das tradições do concelho de Salvaterra de Magos.

Toda a programação e informação relativa à 28ª edição do Mês da Enguia pode ser consultada no site do evento em www.mesdaenguia.pt

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.