À descoberta da paisagem da Vila Sassetti

0

Descobrir, um pouco, da Serra de Sintra através do recém criado percurso pedestre da Vila Sassetti, é a nossa proposta.

Fotografia: PSML / Wilson Pereira

Texto e fotografia: Vasco de Melo Gonçalves

A proposta da Parques de Sintra é a de um percurso linear de ligação ao Palácio Nacional da Pena e ao Castelo dos Mouros, desde o Centro Histórico de Sintra. Nós optámos por criar um percurso circular, com cerca de 3,8 quilómetros com início e fim no Palácio Nacional de Sintra, com base no da Vila Sassetti complementado, essencialmente, pelo de Santa Maria.

Estamos perante um percurso onde o contacto com a natureza é a grande dominante mas, também, com uma forte componente cultural. O grau de dificuldade é médio devido à inclinação inicial e não por causa da extensão do mesmo. Ao longo da subida temos diversos locais onde podemos descansar e usufruir da paisagem por isso, não devemos encarar a subida como uma dificuldade mas sim como uma forma de observar, com mais atenção, o que nos rodeia.

É neste diálogo com a paisagem que podemos, no início do nosso percurso, ver de diferentes perspetivas, o Palácio Nacional de Sintra. Junto à Vila Sassetti o diálogo faz-se com a Quinta da Regaleira. Já fora da propriedade e na fase final da subida é o Castelo dos Mouros e o Penedo da Amizade (muito procurado pelos amantes da escalada) que dominam a paisagem. No regresso ao centro passamos junto à entrada para o Castelo dos Mouros, caminhamos um pouco entre muralhas até à porta que nos leva à estrada que passa pela Igreja de Santa Maria e pela Fonte da Sabuga.

A componente flora é obviamente muito importante ao longo de quase todo o trajeto. Na fase inicial, onde houve uma intervenção de recuperação, a Parques de Sintra optou por colocar nos canteiros plantas características do século XIX. A abundância de água, ao longo de toda a subida, permite que a flora se apresente com toda a sua pujança. De árvores de grande porte,- eucaliptos plátanos, palmeiras, castanheiros que já largaram os seus ouriços – aos delicados fetos passando por um sem número de cogumelos, estamos em pleno mês de Novembro e a Serra de Sintra apresenta-se no seu melhor nos seus tons de laranja e vermelhos, verdes e amarelos. Foi esta diversidade de paisagem e de flora o que mais me agradou neste pequeno percurso dedicado ao prazer da descoberta!

O projeto Vila Sassetti

Segundo a Parques de Sintra, “…A abertura deste percurso faz parte de um projeto global de recuperação que incluiu a intervenção no exterior do edifício principal da Vila Sassetti, a adaptação dos edifícios anexos a instalações sanitárias, a adaptação da Casa do Caseiro a uma cafetaria (que entrará em funcionamento na próxima época alta) e a recuperação dos jardins, designadamente de caminhos, muros, infraestruturas, sistema de águas, portões, gradeamentos, sinalética, valorização da vegetação existente e novas plantações.

Fotografia: PSML

A Vila Sassetti está integrada na Paisagem Cultural de Sintra, classificada como Património da Humanidade pela UNESCO. Desenvolve-se na vertente norte da Serra numa faixa de terreno estreito, com uma área de aproximadamente 12.000m², dos quais, cerca de 200m² correspondem ao conjunto edificado composto pelo edifício principal, a Casa do Caseiro e os edifícios anexos. O edifício principal distingue-se pela torre circular central de três pisos, a partir da qual se estendem outros corpos de geometria variável, empregando o granito de Sintra como revestimento exterior principal, as faixas de terracota características do estilo Românico Lombardo e diversas peças da coleção de antiquária do comitente. O jardim, concebido pelo arquiteto Luigi Manini, procura obedecer a uma estética naturalista, sendo estruturado por um caminho sinuoso que é atravessado por uma linha de água artificial. O jardim expressa a relação de harmonia entre a arquitetura e a paisagem, que assim parecem fundir-se naturalmente”.

Informações úteis
Percurso

Extensão: 3,8 km

Tipo: Circular

Dificuldade: Média

Descarregar ficheiro GPX: http://ridewithgps.com/routes/11105546

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta